Para dar mais segurança a seus funcionários, a Concessionária Águas de Votorantim adquiriu um tripé, equipamento que funciona como guincho de pessoas para a realização de serviços em espaços confinados do sistema de esgoto. Também foi adquirido um aparelho que detecta a presença de gases, elementos frequentemente encontrados em locais confinados e que, se inalados, podem até causar a morte. Os trabalhadores só entram em poços de visita após a medição do gás.
De acordo com Luciana Marcelina de Almeida, técnica em segurança do trabalho da Águas de Votorantim, o tripé é o aparelho mais seguro que existe na execução de trabalhos em espaços confinados, pois serve para auxiliar na entrada e saída dos colaboradores ou até mesmo para resgate em caso de acidentes.
Com investimentos em equipamentos de segurança individual e coletivos, treinamentos constantes e a conscientização dos colaboradores por meio da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat), a concessionária
reduziu pela metade a taxa de acidentes de trabalho. De junho a dezembro do ano passado foram registrados 8 acidentes, enquanto neste ano, até este mês, aconteceram 4 acidentes, todos sem gravidade.
Segundo a técnica em segurança do trabalho, o objetivo da empresa é incorporar as boas práticas na gestão de segurança e saúde para reduzir, proteger e prevenir os colaboradores dos acidentes e doenças no trabalho. "Todos os equipamentos de segurança exigidos pelo Regulamento em Segurança e Medicina do Trabalho já foram adquiridos. Além disso, realizamos constantemente diversos treinamentos visando uma melhor qualidade na prestação de serviços na área de água e esgoto", destacou.
Um desses treinamentos aconteceu no final de julho. A concessionária realizou o Treinamento em Altura, para conscientizar os colaboradores sobre os riscos de acidentes de trabalho neste tipo de atividade. Luciana explica que o objetivo da ação foi garantir a segurança pessoal e coletiva, alertando sobre os riscos, orientando quanto aos procedimentos necessários para a realização do trabalho e quanto à identificação das exigências normativas referentes à segurança.
A sinalização adequada para evitar riscos é outra preocupação da empresa. Nas Estações de Tratamento de Água e Esgoto, são mantidas placas que indicam áreas de risco. Nas ruas, um outro tipo de placa sinaliza as obras de manutenção e ampliação das redes de água e esgoto. A medida, protege os funcionários, pessoas que passam a pé por esses locais e motoristas.
Em pouco mais de um ano, a concessionária investiu aproximadamente R$100 mil em diversas medidas, importantes para que seus funcionários possam trabalhar com mais segurança.
Ana Claudia Cabanas
Comunicação - CAV
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.