terça-feira, 6 de agosto de 2013

REGIÃO METROPOLITANA DE SOROCABA - Votorantim aposta na melhoria do sistema viário

Notícia publicada na edição de 06/08/13 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 6 do caderno A
Fernando Guimarães
 A avenida 31 de Março, no Centro, é a principal da cidade. É acesso a municípios vizinhos e a diversos bairros votorantinenses - Ednilson Jodar Lopes



Com uma evidente conurbação, na qual avenidas e ruas se misturam de modo a confundir o cidadão sobre em qual cidade se encontra, Votorantim é, entre as 21 cidades que tendem a fazer parte da Região Metropolitana de Sorocaba - caso seja criada -, a que mais se parece com Sorocaba, e não só sob o aspecto geográfico, mas, também, por uma relação histórica com o município-sede da 15ª região metropolitana do país que se pretende criar até o final deste ano, no Estado de São Paulo. Até início dos anos 1960, Votorantim fazia parte de Sorocaba como um distrito, sendo elevada a município em 1º de dezembro de 1963, por meio de um plebiscito. Há 49 anos, a Capital do Cimento, como é conhecida Votorantim em função da fábrica de cimento que, até o século passado, extraía e beneficiava o produto na cidade, vem-se expandindo. No começo deste ano, a fábrica mudou-se para Salto de Pirapora por uma questão econômica, porém, Votorantim continua a manter aquele título.

"Entendo que a própria situação de Votorantim, conurbada com o município de Sorocaba e com interesses entrelaçados dos dois municípios, para nós, seria a complementação do que já existe e uma amplitude para os outros municípios", afirma o prefeito Erinaldo Alves da Silva (PSDB). Entre as prioridades está o sistema viário, tão caótico quanto o de Sorocaba. A avenida 31 de Março, situada no Centro, por exemplo, transformou-se na principal artéria de ligação do município a seus vizinhos: Sorocaba, Piedade e Salto de Pirapora, além de servir, naturalmente, para conectar a área central aos diversos bairros votorantinenses. Nos horários de pico, os frequentes congestionamentos avalizam a característica. "Nesse momento, batalhamos para a construção de um anel viário envolvendo Votorantim, que ligaria a Raposo (rodovia Raposo Tavares) a Castelo (rodovia Castelo Branco), integrando, por exemplo, o transporte coletivo para a população dos dois municípios, principalmente para Sorocaba", observa Erinaldo, que está com 68 anos.

Há, também, segundo Erinaldo, o problema relacionado à despoluição do rio Sorocaba: "Temos a questão do rio e outras ambientais. Estamos na parte mais alta do rio Sorocaba e essa ação conjunta de resolver o problema da despoluição de forma inteira, além de outros interesses, como na área de emprego e indústria com o sistema integrado, fazendo com que o desenvolvimento econômico seja expandido e melhorando as condições para a população, serão fatores importantes para serem discutidos com a região metropolitana instalada". De acordo com ele, a região de Sorocaba tem recebido atenção especial dos governos estadual e federal, portanto, entende ele, a consolidação da região metropolitana vem a confirmar a história de transformar essa expectativa, quanto ao desenvolvimento sustentável integrado, em realidade.

Com mais de 113 mil habitantes, Votorantim trabalha neste ano com um orçamento avaliado em torno de R$ 240 milhões. Gerador de um Produto Interno Bruto (PIB) de mais de R$ 1,5 bilhão, o setor industrial é a mais expressiva fonte de renda da cidade. Distante 108 quilômetros da capital paulista, Votorantim faz divisa com Sorocaba, Alumínio, Salto de Pirapora, Ibiúna e Piedade.

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