Divulgação/Enio Cesar
Os MCs Criolo e Emicida apresentam seus repertórios e estilos nesta sexta-feira (6), às 20h, no palco da Praça de Eventos de Votorantim. O show, que é gratuito, é uma realização do Sesc Sorocaba e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Votorantim e Secretaria de Cultura.
Paulistanos, nascidos e criados em regiões opostas da cidade (Criolo é do Grajaú, Zona Sul, e Emicida é de Cachoeira, Zona Norte), os artistas cruzaram caminhos na “Rinha dos MC’s”, festa em que Criolo e DJ DanDan promoviam batalhas de freestyle, estilo de rap caracterizado pelas rimas improvisadas. Criolo apresentava o evento e Emicida, que estava sempre entre os concorrentes, venceu 14 edições da tradicional batalha de rimas, chamando a atenção de todos por sua criatividade e agilidade na construção do texto.
A partir daí, os dois seguiram caminhos paralelos, sem deixar de se encontrar nos palcos e, principalmente, na militância pela cena de rap no Brasil. Em 2011, ano marcante para a música independente no país, as mais relevantes premiações da música brasileira contemplaram os dois artistas em suas principais categorias e não há dúvida de que, portanto, o rap atingiu um patamar até então inédito no cenário musical do país.
No início de 2012, a dupla, na linha de frente deste momento especial para o gênero no Brasil, uniu seus repertórios para uma temporada de cinco shows no Sesc Pompeia. Assim, em setembro, Criolo e Emicida se juntaram no Espaço das Américas para uma nova apresentação, com o propósito de celebrar as conquistas de um período que os afirmou como dois expoentes do rap nacional, inspiração para milhares de jovens brasileiros, do centro à periferia.
Resolveram então gravar um DVD, “Criolo e Emicida ao vivo”, dirigido por Paula Lavigne, Andrucha Waddington e Ricardo Della Rosa. Para a produção do vídeo foram utilizadas cerca de 40 microcâmeras, com o intuito de viabilizar um formato inovador de gravação e edição de DVDs musicais.
Sobre Criolo e Emicida
No começo de 2012, atuaram juntos no videoclipe de "Então Toma", de Emicida, que foi eleito o melhor clipe pelo júri especializado do VMB, da MTV, que também entregou ao MC o prêmio de Artista do ano. Na mesma premiação, Criolo subiu ao palco três vezes para receber os prêmios de Revelação, Melhor Disco e Melhor Música de 2011. Juntos, também foram destaques no 7º Prêmio Bravo! de Cultura, no qual Emicida levou o troféu pelo Melhor Disco Popular do ano e Criolo pelo Melhor Show.
Aos 36 anos, 24 deles dedicados ao rap, Criolo lançou seu primeiro álbum de canções, “Nó na Orelha”, em maio de 2011, com apoio da Matilha Cultural. Compositor de canções contundentes e letras bem construídas ele destila versos habilidosos como MC, sem necessariamente utilizar-se de rimas para tal, proferindo vocais que surpreendem pela beleza e versatilidade. Dois anos após o lançamento do disco, o MC, cantor e compositor já apresentou o repertório de seu álbum em cerca de 200 shows, em quase todos os estados brasileiros e nos nove países, por onde passou nas duas internacionais realizadas em 2012. Tocou ao lado de Mulatu Astatke, em Londres. Cativou plateias de todas as idades em Paris, Milão, Roma e integrou o line-up de um dos maiores festivais de música do mundo, o Roskilde, na Dinamarca.
Já Emicida surgiu e se destacou no cenário rap fazendo freestyle. Em 2008, resolveu lançar o primeiro single, “Triunfo”. Assim estava dado o primeiro passo de uma trajetória que poucos anos depois levaria o MC mundo afora. Em 2009, veio a primeira mixtape, “Pra Quem Já Mordeu um Cachorro por Comida Até que eu Cheguei Longe”. O trabalho vendeu em poucos meses mais de 10 mil cópias e fez seu nome correr todo o Brasil. Em 2011, nos EUA, durante uma tour que começou pelo festival Coachella, na California, gravou o EP “Doozicabraba e a Revolução Silenciosa”, com os produtores K-Salaam e Beatnick. No ano seguinte, veio a primeira turnê pela Europa. O primeiro semestre de 2013 já teve nova turnê pelos EUA e pela Europa, enquanto o segundo reserva o lançamento de seu primeiro álbum de estúdio.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.