quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Crianças engajam-se na arrecadação de lacres de alumínio


As crianças são as principais colaboradoras da campanha Lacre Legal realizada em Votorantim para arrecadar argolinhas de latas de alumínio para trocar por cadeira de rodas. A mobilização é intensa nas escolas da rede municipal, mas também tem acontecido fora do ambiente de ensino por iniciativa individual de crianças que envolvem suas famílias e os amigos para juntar o maior número de lacres. A campanha Lacre Legal é organizada pela Comissão Municipal de Assistência Social (Comas) desde o final do mês de junho e qualquer pessoa pode colaborar.

Letícia Maria Leme da Silva, de 10 anos, mora no bairro Altos de Votorantim e ficou sabendo da iniciativa por meio de um cartaz na Escola Municipal "Walter Rocha Camargo", onde estuda. "Foi minha mãe que me mostrou", revela Letícia. Bastou essa informação para a menina começar a arrecadar os lacres, juntando o total de sete garrafas cheias. "Tudo que a Letícia resolve fazer é assim, ela falou com os avós, com as tias e quando vê uma latinha na rua corre para pegar", explicou Angela, a mãe orgulhosa que foi junto com Letícia entregar as garrafas na sede da Comas, confirmando que vão continuar ajudando.

Com a mesma determinação e um sorriso no rosto, Maria Clara Romero de Oliveira, de 9 anos, conseguiu encher nove garrafas de lacres com uma estratégia própria. "Comecei a falar para todo mundo, para o vizinho que pega latinhas, no jantar da igreja e para a família, foi assim", explicou Maria Clara. Ela garante que não sentiu vergonha ao abordar as pessoas porque a campanha é para ajudar quem precisa de cadeira de rodas, "O vizinho me deu um sacão bem cheio de latinhas para tirar os lacres e foi fácil falar com as pessoas do jantar que também me deram os lacres", contou durante a entrega das garrafas.


Mais escolas


Em várias escolas a mobilização das crianças tem se estendido à comunidade. No Jardim Serrano II, a Escola "Profª Parizette Jordão Bressane" incentivou a arrecadação dos lacres trabalhando temas como solidariedade, altruísmo e amor ao próximo. A coordenadora Gisele Tonche informa que a resposta foi muito positiva e satisfatória e o esforço conjunto resultou na arrecadação de doze garrafas de dois litros cheias de lacres.

Doze também foi o número de garrafas que as crianças e os funcionários do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) "Rosa Pereira", na Vila Nova Votorantim conseguiram arrecadar. Segundo a coordenadora Cássia Alves Magalhães, os alunos responderam rapidamente ao convite para contribuir e além do desafio de conseguir o maior número de lacres, todos também compreenderam que o objetivo central da campanha é ajudar pessoas que precisam de cadeira de rodas.

Outras escolas que estejam arrecadando ou qualquer pessoa que deseje entregar suas doações de lacres podem comparecer pessoalmente à Comas na Avenida Moacir Oseias Guitte, n° 51. O telefone para outras informações é o 3353-8662.

--
Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim