As crianças são as principais colaboradoras da campanha Lacre Legal realizada em Votorantim para arrecadar argolinhas de latas de alumínio para trocar por cadeira de rodas. A mobilização é intensa nas escolas da rede municipal, mas também tem acontecido fora do ambiente de ensino por iniciativa individual de crianças que envolvem suas famílias e os amigos para juntar o maior número de lacres. A campanha Lacre Legal é organizada pela Comissão Municipal de Assistência Social (Comas) desde o final do mês de junho e qualquer pessoa pode colaborar.
Letícia Maria Leme da Silva, de 10 anos, mora no bairro Altos de Votorantim e ficou sabendo da iniciativa por meio de um cartaz na Escola Municipal "Walter Rocha Camargo", onde estuda. "Foi minha mãe que me mostrou", revela Letícia. Bastou essa informação para a menina começar a arrecadar os lacres, juntando o total de sete garrafas cheias. "Tudo que a Letícia resolve fazer é assim, ela falou com os avós, com as tias e quando vê uma latinha na rua corre para pegar", explicou Angela, a mãe orgulhosa que foi junto com Letícia entregar as garrafas na sede da Comas, confirmando que vão continuar ajudando.
Com a mesma determinação e um sorriso no rosto, Maria Clara Romero de Oliveira, de 9 anos, conseguiu encher nove garrafas de lacres com uma estratégia própria. "Comecei a falar para todo mundo, para o vizinho que pega latinhas, no jantar da igreja e para a família, foi assim", explicou Maria Clara. Ela garante que não sentiu vergonha ao abordar as pessoas porque a campanha é para ajudar quem precisa de cadeira de rodas, "O vizinho me deu um sacão bem cheio de latinhas para tirar os lacres e foi fácil falar com as pessoas do jantar que também me deram os lacres", contou durante a entrega das garrafas.
Mais escolas
Em várias escolas a mobilização das crianças tem se estendido à comunidade. No Jardim Serrano II, a Escola "Profª Parizette Jordão Bressane" incentivou a arrecadação dos lacres trabalhando temas como solidariedade, altruísmo e amor ao próximo. A coordenadora Gisele Tonche informa que a resposta foi muito positiva e satisfatória e o esforço conjunto resultou na arrecadação de doze garrafas de dois litros cheias de lacres.
Doze também foi o número de garrafas que as crianças e os funcionários do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) "Rosa Pereira", na Vila Nova Votorantim conseguiram arrecadar. Segundo a coordenadora Cássia Alves Magalhães, os alunos responderam rapidamente ao convite para contribuir e além do desafio de conseguir o maior número de lacres, todos também compreenderam que o objetivo central da campanha é ajudar pessoas que precisam de cadeira de rodas.
Outras escolas que estejam arrecadando ou qualquer pessoa que deseje entregar suas doações de lacres podem comparecer pessoalmente à Comas na Avenida Moacir Oseias Guitte, n° 51. O telefone para outras informações é o 3353-8662.
--

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.