Em campanha de orientação e incentivo ao diagnóstico da Sífilis realizada de 27 de agosto a 27 de setembro, a Secretaria da Saúde de Votorantim contabilizou 1.496 testes. A equipe do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) visitou locais de grande circulação de pessoas, quatro vezes por semana, para oferecer o teste rápido aos interessados.
Durante a ação, foram diagnosticados 17 casos positivos cujos pacientes foram encaminhados ao SAE para demais exames e o início do tratamento totalmente gratuito. Conforme a coordenadora do serviço, enfermeira Maria Goreti Martins Marques, os testes para sífilis são oferecidos o ano inteiro nas Unidades Básicas de Saúde, mas como é um trabalho de rotina, o exame é feito da maneira convencional, com análise de laboratório e leva alguns dias para ficar pronto.
Já o teste rápido é realizado no SAE, para pessoas que procuram diretamente esse atendimento especializado. "A campanha foi uma oportunidade fácil e rápida para fazer o exame e tirar a dúvida sobre a possível contaminação, mas o serviço continua disponível e acessível para quem precisa", reforça a coordenadora.
Goreti orienta que o principal público que deve estar atento à Sífilis é formado por todas as pessoas que tenham vida sexual ativa e, especialmente aquelas que tiveram relacionamento sem preservativo ou sabem que já estiveram expostas ao risco de contaminação. O SAE fica na Rua João Alarcon, n° 50, no Jardim Icatu e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.
A sífilis
A sífilis é uma doença infecciosa contagiosa causada por uma bactéria (Treponema pallidum), pode evoluir de forma silenciosa e levar à morte. A transmissão ocorre de uma pessoa para outra durante o sexo sem preservativo com alguém infectado, por transfusão de sangue contaminado ou da mãe infectada para o bebê durante a gestação ou o parto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.