Dos R$ 14 milhões investidos pela Águas de Votorantim, 60% do valor foi para melhorar o sistema de água
Com investimentos de aproximadamente R$ 8 milhões, Águas de Votorantim realizou, em pouco mais de um ano de concessão, diversas obras, ampliações e melhorias no sistema de distribuição e tratamento da água no município. De acordo com o superintendente da empresa, Ivan Mininel, tais investimentos foram fundamentais para assegurar o crescimento de Votorantim nos próximos 20 a 30 anos. "A cidade vem recebendo, cada vez mais, novos empreendimentos residenciais, comerciais e industriais. Por este motivo, a concessionária vem investindo para garantir que o saneamento básico contribua para seu crescimento", destacou Ivan.
Dentre as principais ações está a implantação da Estação de Tratamento de Água (ETA) no Jardim Novo Mundo, atendendo cerca de 12 mil pessoas do bairro e adjacências. Já a ETA Central recebeu diversas melhorias, no sistema de tratamento, como a substituição das cabines primárias de energia, os conjuntos de moto bombas e dos quadros de comandos, o que aumentou sua capacidade de produção e melhorou o sistema de distribuição de água.
Também entrou em operação, em dezembro de 2012, a nova adutora do Parque São João, que triplicou a capacidade de transportar água para a região. "Essa nova adutora contribuiu para resolver as deficiências do abastecimento, que antes afetavam os bairros São João, Itapeva e adjacências. Ela ainda vai garantir o abastecimento dessa região nos próximos 20 anos", enfatizou Ivan.
Águas de Votorantim ainda implantou um amplo e moderno laboratório na Estação de Tratamento de Água (ETA) Central. O novo espaço tem cerca de 91 m² de área construída e conta com sala bacteriológica, sala de esterilização, área quente, área úmida e escritório. Mensalmente são coletadas 490 amostras para avaliar os parâmetros de potabilidade da água estabelecidos pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde.
Outros investimentos feitos pela concessionária beneficiaram a qualidade e agilidade dos serviços. A empresa conta com um Centro de Controle Operacional (CCO) que monitora e controla a distribuição de água 24 horas por dia, além de uma equipe de técnicos do setor de Controle de Qualidade, que fazem análises diárias para garantir a eficiência nos tratamentos e uma água de qualidade à população.
Em 2014 a concessionária vai aumentar ainda mais o sistema de produção água, além de trabalhar para combater as perdas, melhorias que irão beneficiar os novos empreendimentos residenciais e comercias da cidade. A empresa ainda vai interligar, entre o final deste ano e início do ano que vem, mais três novos reservatórios de água, um no Itapeva e outros dois na ETA Central, ampliando em 1,5 milhão a capacidade de reservação de água.
Ana Claudia Cabanas
Comunicação - CAV
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.