Folha de Votorantim
Valdinei Queiroz
A sessão legislativa da Câmara Municipal de Votorantim pela primeira vez foi realizada em outro espaço, na oportunidade no salão social da Apevo (Associação dos Aposentados e Pensionistas de Votorantim). A mudança de local foi por conta do cerimonial de lançamento do carimbo comemorativo e apresentação do selo personalizado, alusivos aos 50 anos de emancipação político-administrativa.
Na ocasião, os vereadores levaram poucos minutos para ler a pauta do dia, pois nenhum deles quis comentar e debater sobre alguma propositura exposta na Apevo. Todos os requerimentos foram aprovados em um só bloco, ou seja, após a leitura de todos os textos, sumariamente foram postos à votação.
Na sequência da programação, foi a vez de vir à tona o lançamento do carimbo comemorativo e apresentação do selo personalizado. Antes dos pronunciamentos das autoridades que estavam no salão social da Apevo, a cantora Danny Caruso entoou o Hino Nacional de forma comovedora. Tanto que, ao término, tirou da boca dos presentes um “Uau!”.
Declarações
Em seu pronunciamento, o presidente da Casa de Leis, legislador Heber de Almeida Martins (PDT), agradeceu, de forma semelhante a um jogral, o empenho de todos os funcionários da Casa de Leis e, em seguida, disse que este evento é um marco na história do município, pois essas peças filatélicas passam a ser referência importante para todos os votorantinenses que convivem, aqui, nestes 50 anos de história. “O lançamento do carimbo comemorativo e a apresentação do selo personalizado é uma cerimônia que visa prestigiar, valorizar e a homenagear as pessoas de nossas cidades, nesta data e momento significativo e importante para nossa população.”
Martins explica que, quando foi decidido de fazer a emissão do carimbo e a confecção do selo personalizado, os Correios se apressaram em atender esse pedido. “Aceitaram na certeza de que era, sem dúvida alguma, um dos momentos mais importantes da história de Votorantim. Isso se dá, certamente, porque a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos tem caminhado junto com as organizações em procedimentos que visam sempre a atender aos munícipes.”
Representando o prefeito Erinaldo Alves da Silva (PSDB), Gabriel Rangel Gil Miguel contou um pouco do então distrito Votorantim, que pertencia a Sorocaba, até os dias atuais. Além disso, explanou a respeito das pessoas que colecionam selos postais, sendo chamado de filatelia.
Representante da diretoria regional dos Correios de São Paulo Interior, o diretor regional dos Correios São Paulo Interior, Joseph de Faro Valença, disse que os carimbos e selos postais comemorativos são marcas que registram e documentam a história através da filatelia – arte de colecionar selos, fixando acontecimentos relevantes através do tempo. “O carimbo comemorativo 50 anos da Câmara será utilizado por um período determinado na Agência Central do município, estampando com a marca desejada todas as correspondências confiadas àquela unidade.”
Carimbo e selo
O mestre de cerimônia dos Correios, Wadson Maury Monteiro, explica que o carimbo apresenta, ao centro, a imagem do escudo de Votorantim, acompanhado pelos dizeres 50 anos e Câmara Municipal de Votorantim 2013. Na parte superior, em círculo, a frase a Capital do Cimento e na parte inferior do carimbo, correios – Votorantim – São Paulo e as datas 2 de dezembro de 2013 a primeiro de janeiro de 2014, em alusão ao período de utilização do carimbo na agência da cidade.
Já o selo personalizado é uma peça filatélica com a qual as pessoas interessadas têm a oportunidade de personalizar suas correspondências, tornando-as um veículo difusor de suas imagens, mensagens e marcas representativas. Ele é formado por um conjunto de duas imagens distintas: um selo base com valor facial vinculado à tarifa postal vigente e uma vinheta na qual é impressa a imagem escolhida pelo interessado.
O selo personalizado 50 anos da Casa de Leis apresenta, na primeira imagem, a bandeira nacional tremulando ao vento sobreposta pela moldura do mapa do Brasil preenchido pelas flores do ipê amarelo – árvore-símbolo nacional. Na segunda parte, a peça é ilustrada ao centro pela imagem do escudo do município, acompanhado pela frase 50 anos. Na parte inferior do selo, Câmara Municipal de Votorantim, “A capital do Cimento”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.