quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Novo Fórum será construído na antiga Guitte

Folha de Votorantim
Valdinei Queiroz

Mas será em área menor, para que no  restante dela, a própria Câmara construa seu prédio

Após perder a queda de braço com os dois poderes, a base de oposição na Câmara acatou a decisão de Judiciário e Executivo e votou favorável à doação da antiga Guitte para a construção do novo Fórum no município. O vereador Pedro Nunes Filho (PDT), no entanto, mesmo votando a favor, relembrou que o mesmo Erinaldo Alves da Silva (PSDB) havia doado essa área à iniciativa privada em 1973, e a prefeitura teve que adquiri-la de volta, em 2002, por R$ 1,5 milhão, pois a empresa, ao conquistar o espaço público, não colocou a fábrica Guitte em pleno funcionamento, fazendo do espaço apenas um departamento administrativo e garagem para seus veículos e máquinas.
Com a aprovação do projeto de lei, as secretarias municipais atualmente instaladas na antiga Guitte, serão deslocadas para um outro espaço, até que o próprio Paço planeje seu novo prédio, então em condições de absorção das secretarias.
Além do Fórum,  o prédio da Câmara também será edificada naquele local, tendo sido este um dos motivos pelos quais a oposição concordou com a doação, demonstrando certa valorização com sua posição, antes contrária, agora favorável. Assim, tudo indica que o atual espaço da Casa de Leis, que fica ao lado do Paço, será anexado à prefeitura, para sua futura sede.
Ao pensar nesse sentido, Pedro Nunes Filho não gostou da ideia, dizendo que concorda em ampliar a praça de eventos “Lecy de Campos”, mas não instalar a Câmara junto com o Fórum. Ele relembra que o “grande sonho” de muitos prefeitos e até mesmo do presidente da Câmara, vereador Heber de Almeida Martins (PDT), é que seja implantado na antiga Guitte os três poderes. “Com qual dinheiro? O orçamento da prefeitura é limitado. Não há condições.”

Antes de ser aprovado
Antes que o projeto de lei fosse colocado em votação e, posteriormente, aprovado em plenário, a base de oposição se reuniu com representantes do Judiciário na região, que almejavam desde o início o terreno da antiga Guitte, onde atualmente fica a Comas, o CAT, o Espaço Aquário Cultura, os arquivos antigos da prefeitura e as secretarias de Serviços Públicos, Cidadania, Meio Ambiente e Esportes, além de um espaço onde ficam os veículos do Paço.
Ainda nessa reunião, os parlamentares de oposição sugeriram a área da antiga Zap, que fica na rodovia SP-79, logo no final da avenida 31 de Março, o que não foi acatada pelos representantes do Judiciário na região. Com receio de perder a implantação de um novo Fórum na cidade, os vereadores tiveram que corroborar com a decisão do Judiciário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim