Com um encontro para profissionais de saúde e de vários setores da administração municipal, a Secretaria da Saúde de Votorantim dá continuidade, nesta quarta-feira (18), às ações preparatórias para o enfrentamento da dengue na temporada que vai até junho de 2014. A reunião será realizada a partir das 9h, no auditório da Unidade Básica de Saúde do Jardim Serrano e terá como tema o Plano de Contingência da Dengue.
A secretária da Saúde, Izilda Maris Chiozotto de Moraes, salienta que a prevenção e o controle da doença não dependem apenas de gestões do setor de saúde, mas sim do envolvimento e mobilização de diversos setores do poder público, além da própria população que precisa fazer a sua parte e eliminar os criadouros do mosquito transmissor. "Durante os meses em que as ocorrências aumentam, precisamos atuar de forma integrada, por isso, é importante envolver todos os setores desde a fase do planejamento", frisou a secretária.
Durante o encontro, será apresentada uma primeira parte do Plano de Contingência elaborada pela Saúde Coletiva, composta por protocolos de prevenção, notificação de casos suspeitos e condutas de controle que cabem à Secretaria da Saúde. "Feita esta apresentação, queremos que o grupo participe das discussões e ajude a revisar e montar o Plano de Contingência", explicou a diretora da Saúde Coletiva, Kátia Regina de Oliveira. Segundo ela, a proposta é que o grupo de reúna regularmente e possa ser acionado em situações que demandem ações e planejamentos específicos.
Participarão do encontro os gerentes ou enfermeiros de todas as treze Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade e representantes das Secretarias municipais de Negócios Jurídicos, Esportes, Educação, Governo, Comunicação, Serviços Públicos e Meio Ambiente. "Todos poderão participar ajudando a discutir e definir prioridades e estratégias", completou Kátia.
Treinamento express
Na semana passada, profissionais da rede básica de saúde participaram de um Treinamento Express, atualizando informações e preparando equipes para o enfrentamento da dengue no período mais crítico de transmissão da doença. Cada unidade de saúde teve cinco participantes na capacitação, os quais já estão atuando como multiplicadores do conteúdo entre os demais funcionários.
Desde o início do ano foram registrados 263 casos de dengue em Votorantim, nenhum classificado com gravidade. O último caso confirmado foi no mês de julho, mas as notificações (registros de casos suspeitos) continuaram sendo feitas, descartadas por meio de exames. "Temos observado que nossas equipes continuam atentas e preparadas para notificar casos suspeitos, o que é muito importante", comentou a diretora da Saúde Coletiva.
Com essa capacitação e as discussões sobre o Plano de Contingência a partir desta semana, a Saúde pretende manter a mobilização e a orientação de suas equipes, reforçar as práticas adequadas e ainda ajustar o que for necessário nos protocolos para o controle da dengue nos próximos meses.
Mesmo com a interrupção das transmissões verificada desde o último mês de julho, as ações preventivas continuaram sendo realizadas na cidade. As equipes do Centro de Zoonoses mantiveram as atividades de controle nos bairros e no início de novembro também promoveram um intenso trabalho de orientação aos munícipes e remoção de criadouros no Cemitério Municipal.
Secom Votorantim
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.