sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Sucesso dos anos 80, Placa Luminosa faz show hoje em Votorantim

Jornal Cruzeiro do Sul
Giuliano Bonamim


Clima de romantismo e nostalgia será sentido pelo público hoje, às 20h, em um show gratuito na praça Zeca Padeiro


O embrião do Placa Luminosa foi originado em Brasília, quando Jessé, Ari, Ribah, Luizão e Mário Lúcio resolveram se unir - DIVULGAÇÃO
 Os bailinhos dos anos 80 foram embalados pelas músicas do Placa Luminosa. Quem tem mais de 30 anos provavelmente dançou ao som do refrão "O nosso amor é lindo! / Tão lindo! / Nada pode ser mais lindo / Do que o nosso amor...", presente na música Fica Comigo, sucesso na novela Top Model. Esse clima de romantismo e nostalgia será sentido pelo público hoje, às 20h, em um show gratuito na praça Zeca Padeiro, em Votorantim, dentro da programação de Natal da cidade.

O Placa Luminosa bombou nos anos 80. A banda era figurinha carimbada tanto na televisão quanto no rádio. Prova disso é que o grupo abriu a histórica primeira edição do Rock in Rio, em 1985, juntamente com o cantor Ney Matogrosso. "O Kadu Moliterno [ator] apareceu no palco para fazer a abertura do festival e nos anunciou. Naquela época, nós fazíamos um show com o Ney chamado Destino aventureiro e foi sensacional participar do Rock in Rio", conta o baixista Ari, um dos fundadores da banda.

Ney cantou a canção América do Sul, com uma letra contestadora quando o Brasil começava a sua transição democrática, e os integrantes do Placa Luminosa o acompanharam vestidos com calça amarela e o peito descoberto. A performance foi assistida por aproximadamente 140 mil pessoas presentes na abertura do Rock in Rio.

No mesmo ano, o Placa Luminosa ficou conhecido nacionalmente ao se destacar no Festival dos Festivais, evento comemorativo dos 20 anos da Rede Globo. A banda ficou em segundo lugar com a música Mira Ira e concorreu na final com nomes como Oswaldo Montenegro, Leila Pinheiro, Emílio Santiago, Língua de Trapo e Tetê Espínola.

Três anos depois começaram os sucessos. Um deles foi Mais uma vez, uma versão de Rosana Hermam para Just to see her, de Smokey Robinson. A canção, típica para embalar os corações românticos, começa com "Telefono / te procuro / mil loucuras pra pode te ver / mais uma vez...". A lista também inclui Ego e Não diga nada.

O embrião do Placa Luminosa foi originado em Brasília. Jessé, Ari, Ribah, Luizão e Mário Lúcio resolveram se unir e formaram em 1975 o conjunto Corrente de Força, em 1975. "Cada um tocava em uma banda, tínhamos uma média de 22 anos de idade, um curtia o som do outro e rolou o encontro", diz Ari.

Segundo Ari, o movimento musical em Brasília era muito efervescente. "A qualidade musical das bandas de lá era muito boa. Eu não sei o motivo, mas não deixa de ser interessante. Brasília é uma mistura de gente do país inteiro e ali tem várias vertentes nordestinas, paulistas, cariocas. Então, essa mistura dá uma salada muito boa", conta.

O surgimento do Placa Luminosa ocorreu anos antes do aparecimento do Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Plebe Rude e Capital Inicial. "Quando essa turma surgiu, a gente já estava maduro para os caras", comenta Ari.

Nesse início de carreira, o Placa Luminosa embalou muitos bailes em São Paulo. De tanto fazer show na noite paulistana, a banda conseguiu fãs e respeito do público. "A primeira projeção nacional foi no Festival dos Festivais, mas aqui em São Paulo sempre fomos muito conhecidos. Fazíamos um repertório alternativo e tocávamos Pink Floyd e Yes, o que não era muito comum na época", relata Ari. "Tanto que um amigo nosso nos dizia para ouvirmos Milton Nascimento e a gente respondia para ele escutar Led Zeppelin", completa.

O plano do Placa Luminosa é retornar à estrada em 2014, mesmo atualmente longe dos holofotes da grande mídia. "O importante é você fazer algo que goste e é isso que nós fazemos. O sucesso vai e vem. Tem gente que fica escravo disso, nós não", relata Ari. O baixista conta que, em breve, a banda pretende rodar o Brasil com um novo projeto. "Temos feito shows esporádicos. Eu [Ari] tenho uma agência de publicidade, o meu irmão [Ribah] faz produção de disco, mas agora vamos nos juntar e pegar firme", diz.

Quem for assistir em Votorantim ao show do Placa Luminosa também acompanhará as apresentações de Abba on Stage e Bee Gees Tribute. A praça Zeca Padeiro fica na avenida 31 de Março, ao lado da prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim