Wilson Gonçalves Júnior
Obra foi iniciada há 25 anos está abandonada
Acesso é pelo Vossoroca - FÁBIO ROGÉRIO
A conclusão do ginásio poliesportivo no Mirante dos Óvnis virou utopia para os moradores daquela região no bairro Vossoroca, em Votorantim. Quase ninguém mais acredita que a obra, iniciada no ano de 1989, chegará a ser finalizada. Em 25 anos, passou por sete gestões e cinco prefeitos, e ainda não foi encerrada. A Prefeitura de Votorantim afirmou, em nota, que busca recursos para concluir o ginásio e que parte da verba seria oriunda da Lei de Incentivo ao Esporte, cuja liberação é sujeita às normas da Caixa Econômica Federal (CEF). A burocracia estaria desse processo estaria em fase final, para a posterior abertura de licitação de reforma. Enquanto isso, mato alto e sujeira predominam no local, que se transformou em ponto de usuários de drogas.
O ginásio poliesportivo foi planejado no primeiro governo do prefeito Erinaldo Alves da Silva (PSDB), em 1972, mas começou a sair do papel em 1989, na gestão de Zeca Padeiro (PTB). Nos governos seguintes, de Erinaldo Alves da Silva e João Souto, ambos do PSDB, as obras foram abandonadas. Em 2001, o então prefeito Jair Cassola (PDT) fez a cobertura e fechou as laterais do ginásio. A obra, porém, não foi concluída. O ex-prefeito Carlos Augusto Pivetta (PT) também não mexeu no local.
"Faz uns 30 anos que isso está parado. Pra ser sincero, nem acredito mais que vão terminar a obra", critica o morador Eurides Soares, que mora naquela região da cidade desde 1971. Para ele, todos os prefeitos prometeram entregar a obra e não cumpriram. Soares explicou que as traves existentes no local, para conclusão de um campo de futebol, ao lado do ginásio, foram furtadas. "Levaram embora as traves e o campo nem existe mais." Disse que de vez em quando a prefeitura manda um caminhão ou trator para limpar o local. "Esses dias vieram aqui e pelo visto não fizeram nada."
Outro morador, Pedro Aparecido de Góes, reforçou a descrença da comunidade. "Ninguém quase acredita que vão terminar essa obra. Todo mundo prometeu." Para ele, os prefeitos investem pouco na região do Vossoroca e o ginásio poliesportivo é o maior exemplo desse descaso com o bairro.
Câmara
A atual situação de abandono do ginásio virou requerimento do vereador Heber Almeida (PDT) em sessão ordinária da Câmara de Votorantim. O parlamentar quer saber quais são os planos do prefeito Erinaldo Alves da Silva (PSDB) para a conclusão da obra. Segundo ele, o local serve somente para permanência de desocupados e depósito de entulho e lixo. A obra foi uma das visitadas pela equipe do programa CQC, da rede Bandeirantes, quando estiveram em Votorantim e cobraram do prefeito a resolução do problema. Três meses se passaram e o local continua abandonado.



Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.