quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Gerenciamento de resíduos - Cerca de 20 mil pneus foram destinados à reciclagem em 2013

Antes_acúmulo de pneus, armazenamento comprometido

Depois_sistema atual com depósito mínimo de pneus

Votorantim tem enfrentado a problemática que envolve o descarte de pneus usados com projetos e ações práticas que visam à correta destinação de resíduos, além do cuidado com o meio ambiente e com a saúde da população. Com este foco, cerca de 20 mil pneus inservíveis foram encaminhados à reciclagem no ano passado, resultado que se tornou possível disponibilizando locais para que a população possa depositar os pneus usados e outras frentes de trabalho da Secretaria do Meio Ambiente (Sema). A pasta tem buscado soluções adequadas a este tipo de resíduo e para isso conta com o apoio da Secretaria da Saúde (Sesa), por meio da Seção de Zoonoses.

O Programa de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis é voltado para diversos tipos de pneus de caminhões, carros, motos e bicicletas, além de milhares de câmaras de ar e tapetes de borracha. Para o gerenciamento destes resíduos, a Sema de Votorantim firmou convênio de cooperação mútua com a Associação Reciclanip, que faz o transporte dos pneus, garantindo a destinação ambientalmente adequada para outras empresas de reciclagem. A nova logística implantada a partir de 2013 está funcionando de maneira permanente e planejada e tem sido eficiente tendo acabando com o depósito de grandes quantidades de pneus e o acúmulo desse material por longos períodos, liberando espaço e garantindo condições adequadas de armazenamento e para o recebimento de mais pneus.

O secretário do Meio Ambiente, Carlos Alberto Leite explica que os pneus são reutilizados ou transformados, em sua maior parte, como material constituinte de pavimentação para asfaltamento em algumas rodovias do país. Segundo o secretário, este produto, conhecido por “asfalto-borracha”, possibilita grandes ganhos econômicos e socioambientais. Isto porque, em comparação ao asfalto comum, o “asfalto-borracha” utiliza menos energia em sua fabricação, reduz o uso de matérias-primas não renováveis e reduz as intervenções e os custos para manutenção das vias, pois aumenta a durabilidade do pavimento em até 40%, diminuindo ainda as rachaduras e aberturas de buracos.

Além disso, a utilização deste material reduz a quantidade de pneus indevidamente depositados em aterros sanitários, fato que aumenta a vida útil destes locais, e reduz a quantidade de pneus descartados ao ar livre, colaborando para a despoluição ambiental e diminuição de focos de proliferação do mosquito da dengue. Paralelamente a isso, junto aos esforços estratégicos das demais secretarias da Prefeitura de Votorantim envolvidas na luta contra a dengue, a Sema está atuando diariamente para tentar eliminar os locais de procriação do mosquito Aedes aegypti.

Como funciona:

No ponto de coleta instalado na Avenida Moacir Oséias Guite, ao lado do Aquário Cultura, há locais devidamente cobertos e preparados para o recebimento e estocagem dos pneus inservíveis. A Sema, além de receber os pneus de munícipes e de borracharias cadastradas, também procede a coleta em no território municipal. Todos os pneus recolhidos são encaminhados para o Eco-Ponto “Pneus” para que frequentemente seja acionada a Empresa Reciclanip. Os pneus são transportados para o centro de reciclagem localizado no município de Bragança Paulista para que sejam transformados em asfalto-borracha.


Ponto definitivo de Entrega de pneus

• Eco-Ponto “Pneus” da Secretaria de Meio Ambiente de Votorantim (Sema), no Paço Dois, localizado na Avenida Moacir Oséias Guitti, Nº 41, Centro.


Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim