quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Informação livre

Notícia publicada na edição de 05/02/14 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 003 do caderno A


  FÁBIO ROGÉRIO


Transparência nos... - Com relação ao episódio das pizzas compradas e consumidas, no ano passado, pelos vereadores de Votorantim no final das sessões ordinárias, às segundas-feiras, e publicado no jornal Cruzeiro do Sul, em 24 de janeiro passado, à página A12, o vereador e presidente da Câmara Municipal, Heber de Almeida Martins (PT), em entrevista ao vivo, ontem, no Jornal da Cruzeiro Primeira Edição, transmitido pela rádio Cruzeiro FM 92,3, fez críticas ao impresso, afirmando que o repórter queria um furo de reportagem e que o jornal, centenário, publicou uma informação sensacionalista.


...gastos públicos... - Ora, vereador, qualquer pessoa do povo que acesse o site do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) poderá ver os gastos de qualquer instituição pública, e com detalhes, dentro do conceito da transparência pública. Portanto, desfaz-se a observação de que o repórter queria um furo de reportagem. A informação, da mesma forma, não teve caráter sensacionalista, tanto assim que, como afirmado na entrevista à rádio, a informação não repercutiu da forma como os vereadores achavam que iria repercutir, portanto, não houve nada sensacional, apenas uma informação de caráter público, considerada de relevância pelo jornal, já que as despesas do Legislativo têm a ver com o dinheiro público pago por meio de impostos. Ou não é assim?!

...é dever de todos - A reportagem traz apenas a informação de que os parlamentares votorantinenses gastaram em nove meses (fevereiro a outubro do ano passado) a quantia de R$ 8.041,50 em pizzas e calzones (pizza fechada). Dados estes repassados pelo próprio Legislativo ao TCE. Ou seja, uma informação legítima. Se a própria Câmara entendeu importante comunicar ao TCE este gasto, por que, então, seria menos importante que a sociedade soubesse? Não há perseguição do jornal ao Legislativo de Votorantim, como colocado pelo vereador na entrevista, muito menos desrespeito à população votorantinense, que, como qualquer outra, teve o direito de ser informada sobre importantes gastos de uma importante instituição pública. Ou não é?! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim