terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Projeto escolar utiliza vídeo como aliado da leitura e escrita


Escolhido pela atuação abrangente e pelos resultados alcançados no aperfeiçoamento da leitura e escrita, um projeto desenvolvido em escola de Votorantim foi apresentado como prática bem-suscedida no Seminário Estadual do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), realizado na semana passada em Serra Negra. O trabalho foi realizado com alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal “Walter Rocha Camargo”, na Vila Nova, e teve como diferencial a elaboração de um vídeo em todas as suas etapas de criação, redação e produção integrando os próprios alunos.

Votorantim é um dos municípios que aderiu ao Pnaic e tem realizado curso de formação para professores orientadoras que atuam do primeiro ao terceiro ano do Ensino Fundamental. Em 2014, serão 152 professores participando, conforme destacou a coordenadora do Pnaic na Secretaria Municipal de Educação, Deise Gonçalves Mota. Em dezembro de 2013, a equipe local do programa realizou um evento para apresentação das práticas desenvolvidas nas escolas como forma de reconhecer os trabalhos realizados e compartilhar resultados e experiências, de forma a incentivar e promover mais iniciativas voltadas para o alcance das metas do Pnaic.

Dentre as atividades que se destacaram na cidade, o trabalho da professora Priscila Mota Ferreira Baena, do terceiro ano da Escola “Walter Rocha” foi o escolhido para ser apresentado no Seminário Estadual. “Foi selecionado pela abrangência do trabalho, envolvendo as crianças com a leitura, a escrita e também a tecnologia, já que atuaram na produção de um vídeo em formato stop motion”, comentou a coordenadora Deise Mota. A modalidade de vídeo consiste na captação de imagens paradas, quadro a quadro e na organização em sequência que gera o efeito de imagem em movimento.

Nas aulas realizadas no ano passado, a professora Priscila constatou que a metodologia e as práticas realizadas favoreceram a escrita, a leitura, a interação dos alunos, além de outros benefícios. “Como eles tiveram que gravar o áudio, puderam também ouvir a própria voz e isso auxiliou nas atividades, melhorando a leitura. Atuaram também na redação dos textos usados no vídeo, o que foi feito de forma coletiva e interativa”, acrescentou. O Seminário Estadual em Serra Negra foi destinado a coordenadores e orientadores do Pnaic, da cidade de Votorantim, participaram a coordenadora e as seis orientadoras.


Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim