terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

VILA NOVA VOTORANTIM - Abandonado, Espaço Jovem vira reduto do tráfico

Jornal Cruzeiro do Sul
Wilson Gonçalves Júnior
 Local foi criado para abrigar cursos profissionalizantes e atividades para afastar a juventude das drogas



 O piso e o forro têm buracos, e não há iluminação externa - LUIZ SETTI 



O telhado está quebrado, assim como várias vidraças e portas. O piso tem buracos, assim como um pedaço do forro. A iluminação da parte externa não funciona, já que toda a fiação foi furtada. Até a placa de inauguração do local também foi arrancada e levada. Esta é a situação do Espaço Jovem, que era para funcionar no Centro Esportivo da Vila Nova Votorantim. O local, que deveria abrigar cursos profissionalizantes e atividades culturais e esportivas com a intenção de afastar a juventude das drogas, segundo os moradores se transformou em reduto do tráfico, seja no período da manhã, tarde ou noite.

Moradores do bairro que procuraram a reportagem do jornal Cruzeiro do Sul informaram ainda que o local só não está mais abandonado porque praticantes de bicicross e skate, que frequentam o local, conseguem impedir outras depredações. Esses jovens possuem as chaves do local e afirmam que a Prefeitura de Votorantim abandonou de vez o espaço. No final do ano de 2012, o Centro Esportivo foi reformado para funcionar o Espaço Jovem. O prédio recebeu nova instalação elétrica, hidráulica e pintura. A área externa foi revitalizada, como por exemplo da pista de skate, quadra poliesportiva e o campo de futebol. Houve ainda a implantação de uma pista de caminhada.

O praticante de bicicross Fábio Nunes Ciqueira, o Bahia, disse que chegou a trabalhar no local na administração do ex-prefeito Carlos Augusto Pivetta (PT). Entretanto, quando houve a mudança de governo, com a entrada do prefeito Erinaldo Alves da Silva (PSDB), ele devolveu as chaves do local. Segundo Bahia, um professor de muay thai, contratado pelo município, começou a ocupar o espaço. Porém, abandonou o local depois de ter seus equipamentos furtados.

Após o ocorrido, Bahia disse que a Prefeitura devolveu as chaves a ele, com a intenção de que cuidasse novamente do espaço. Bahia mostrou uma requisição feita pela Secretaria de Esportes e Lazer, datada no dia 9 de novembro de 2013, em que uma equipe de futebol de Votorantim pede autorização para usar o campo do Vila Nova. O nome de Fábio Bahia aparece como contato do campo. "Não sou funcionário da Prefeitura e me mandam isso. Só queremos que o local funcione e não queremos receber da Prefeitura", enfatizou.

O espaço conta com dois vestiários grandes, porém as portas permanecem fechadas. O teto de um deles foi danificado por pessoas que tentaram entrar no local para furtar equipamentos que estão ali guardados e são de propriedade dos frequentadores.

Outro praticante de bicicross, Richard Campos, disse que até a placa de inauguração do local, afixada na parte externa do prédio, foi levada. De acordo com ele, os praticantes de bicicross e skate compraram materiais, como pás, enxadas, vassouras e até uma roçadeira, com a intenção de manter o local. Segundo Richard, a Associação Leste Desportiva de BMX (ALDBMX) contratou uma retroescavadeira para arrumar a pista de bicicross, construída por eles. "Pedimos material para a Prefeitura, como areia e terra. Eles prometeram até trator, só que até agora não veio nada. Temos competição aqui em maio e nós mesmo vamos arrumar a pista. Já fizemos essa pista com enxada e picareta, sem ajuda da Prefeitura."

Richard ainda afirmou que a iluminação da parte externa inexiste, já que toda a fiação foi furtada. Ele e Bahia disseram que o espaço só não está mais deteriorado porque tudo fica fechado. "Nós temos a chave e as pessoas que frequentam precisam nos chamar se quiserem usar o banheiro. Preferimos deixar fechado do que ver tudo ainda mais estragado."

O parque infantil também está danificado, com por exemplo as balanças. "Se funcionasse, o local evitaria que os jovens do bairro entrassem nas drogas. Mas do jeito que tá, vamos logo logo perder de vez para as drogas", argumentou Bahia.

A Prefeitura de Votorantim foi procurada, mas não respondeu aos questionamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim