sábado, 22 de março de 2014

Desaparecidos do Brasil

Com o objetivo de informar e alertar a população para os problemas relacionados ao desaparecimento de pessoas, o Presidente da Câmara Heber de Almeida Martins recebeu no último dia 14, representantes do Instituto Apoio Brasil que promoveu o evento “Amor pela vida”.


Com a participação especial da Diretora da Associação Nacional de Prevenção e busca às pessoas desaparecidas “Mães da Sé”, Vera Lúcia Ranu expôs que o objetivo da ONG é apoiar a família das pessoas desaparecidas e criar meios mais ágeis para a busca e o encontro destas pessoas e consequentemente o seu retorno as suas famílias. “Constam em nossos cadastros em torno de 1.700 pessoas desaparecidas, sendo 70% crianças e adolescentes, desde que iniciamos o nosso trabalho na ONG, já obtivemos o resultado de encontrar 195”, destaca.


O evento contou com a presença do ex-delegado, Dr. Mauricio Pereira, representante do prefeito Erinaldo Alves da Silva, Consultor Jurídico da prefeitura Dr. Gabriel Rangel  e o vereador da cidade de Mairinque, Fábio Melo Mairinque. Componentes do Instituto Apoio Brasil também marcaram presença; o Presidente Nacional do Instituto Apoio Brasil, José Pedro; o Diretor Regional do Instituto Apoio Brasil em São Paulo, Coronel Ademir Gervásio Moreira; a Psicóloga e Diretora de Assistência Social do Instituto Apoio Brasil, Adriana Magalhães.


Durante o evento foi possível obter recomendações e procedimentos de segurança direcionados às famílias para evitarem tipos de problemas relacionados aos desaparecimentos. “Percebemos o quanto é um problema social grave que envolve o desaparecimento de milhares de crianças e adolescentes, portanto, merece sim a atenção de toda a sociedade, pois a cada 15 minutos uma pessoa desaparece e só no Estado de São Paulo são mais de 9 mil desaparecidos por ano. As recomendações que foram fornecidas neste evento possibilitam aos pais um alerta para que fiquem atentos às atitudes de seus filhos e que, os pais também informem seus filhos como proceder mediante a abordagem de pessoas desconhecidas e os procedimentos aplicados caso se percam”, ressaltou o presidente da Câmara Heber de Almeida Martins.


Dentre os assuntos abordados, foram destacados sobre as parcerias que reforçam e contribuem com o trabalho, como é o caso, do Projeto “Caminho de Volta”, uma parceria entre as ONG´s e a Universidade de São Paulo que mantém um banco de DNA utilizando tecnologia de ponta para a identificação de pessoas desaparecidas e possibilitando o vínculo com os parentes cadastrados; o objetivo agora é acrescentar o cadastro único, para que desta forma possa abranger o país.


Outro item importante refere-se à implantação de um sistema computadorizado implantado pela Secretaria de Segurança Pública que está sendo aperfeiçoado com recursos de 3D, este sistema é direcionado ao envelhecimento de imagens, o que permitirá simular a aparência real de pessoas desaparecidas há algum tempo.  


Thalyta Lima
Assessora de Imprensa
Câmara Municipal de Votorantim


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim