quinta-feira, 27 de março de 2014

Há 49 anos era instalado o município

Notícia publicada na edição de 27/03/14 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 005 do caderno A -
Sabrina Souza
Os dez vereadores da primeira Câmara davam posse ao primeiro prefeito, Pedro Augusto Rangel

No plebiscito realizado em 1963, 75% votaram pela emancipação - PEDRO NEGRÃO



Um ano e três meses depois do plebiscito que decidiu pelo desmembramento do então distrito de Sorocaba, era oficialmente instalado o município de Votorantim. A data era 27 de março de 1965 e na ocasião, os dez vereadores da recém eleita legislatura da Câmara Municipal de Votorantim davam posse ao primeiro chefe do executivo votorantinense. Hoje, a cidade comemora os 49 anos daquele que representou o passo definitivo para que a cidade pudesse ter autonomia política. A memória dos que lutaram pela campanha do "sim" e que participaram ativamente do reconhecimento do município serão lembrados a partir das 10h, em homenagem que acontece no auditório municipal Francisco Beranger.

A instalação do município ocorreu após 20 dias do pleito que elegeu como prefeito Pedro Augusto Rangel, que já havia sido nomeado subprefeito de Votorantim durante o período de transição. Como vereador, Pedro chegou a ser presidente da Câmara dos Vereadores de Sorocaba, cargo que deixou em janeiro de 1964 para assumir a subprefeitura de Votorantim. Um mês depois, o projeto de lei que reconhecia o desmembramento foi aprovado na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Os quinze meses que separaram o plebiscito da instalação de Votorantim foram importantes, explica o jornalista e pesquisador da história local César Silva, para que a cidade pudesse definir seus limites territoriais, além de preparar a primeira eleição.
Foi nesse espaço de tempo que a Alesp, além de reconhecer o resultado das urnas, preparou o documento que oficializava a criação da cidade. "Nessa época, vários distritos se desmembravam de Sorocaba e outras cidades do Estado", lembra o pesquisador. Até por conta disso, foi nesse período que foram decididas questões como o fornecimento de água, já que as adutoras da represa do Clemente cortavam os limites entre os municípios, e a educação, com a transferência de professores entre as redes municipais. "A partir da instalação do município, Votorantim passou a ter autonomia e passou a gerenciar seus recursos, planejar seu desenvolvimento e recolher seus impostos", comenta César, que em 2011 coordenou um levantamento sobre os vanguardeiros pela Prefeitura de Votorantim.
O antigo distrito se desmembrou de Sorocaba por força de um plebiscito, ocorrido em 1º de dezembro de 1963. A vitória do "sim" foi por 75% dos votos e representou o descontentamento dos habitantes do então distrito com a falta de investimentos da Prefeitura de Sorocaba em relação aos impostos arrecadados.

Programação

Os momentos históricos que marcaram a instalação de Votorantim serão lembrados em cerimônia marcada para as 10h, no auditório municipal, que fica na rua Newton Vieira Soares, número 291. Os dez primeiros vereadores serão homenageados, com a presença de quatro representantes da legislatura. Será apresentado um filme com imagens da época e o evento contará ainda com a presença da Orquestra de Metais Senai/Votorantim, que entoará o hino nacional e o hino de Votorantim. (Supervisão: Adalberto Vieira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim