sexta-feira, 28 de março de 2014

Moradores de viela temem ser removidos para Vila Garcia

Jornal Cruzeiro do Sul
Wilson Gonçalves Júnior

 Vanilda Oliveira Brito, moradora da área - Adival B. Pinto


Nove famílias da área verde situada na viela Maranhão, na rua Francisca Lucas Bonilha, no Parque Bela Vista, estão com receio de ter que deixar o local onde moram há quase duas décadas e acabarem transferidas pela Prefeitura de Votorantim para apartamentos do projeto de desfavelização do município, que estão sendo construídos do outro lado da cidade, no bairro Vila Garcia. As famílias indicam que já criaram raízes no Parque Bela Vista, com filhos matriculados em creches e escolas do bairro e solicitaram que o município faça a regularização da área. A Prefeitura informa, em nota da assessoria de imprensa, que as famílias estão cadastradas no Programa Municipal de Desfavelamento e que no momento não existe projeto para a retirada das famílias da área, como também de regularização.

A moradora Vanilda Oliveira Brito disse que há 20 dias o bairro recebeu a visita de funcionários da prefeitura de Votorantim pedindo para que os moradores fizessem o cadastramento do programa Morar Votorantim. Segundo ela, a intenção é que as famílias sejam encaminhadas para os apartamentos da Vila Garcia e deixem o local onde moram há 17 anos. O prazo dado pelo município, segundo ela, é outubro. "Temos uma batalha de 17 anos aqui e brigamos pela urbanização dessa área. Agora querem nos levar para lá, um bairro distante daqui e sem ao menos marcarem uma reunião."

Ela disse que existia um projeto de reurbanização, do ex-prefeito Carlos Augusto Pivetta (PT), para que as nove famílias ficassem no mesmo local com a regularização da área. Segundo ela, as famílias criaram raízes no bairro e utilizam toda a estrutura pública existente no local, com as escolas, creches, hospital e Pronto Atendimento (PA). "Ele não pode me tirar daqui e me levar num bairro distante onde não tem estrutura para a minha família. Vão colocar também sete pessoas (número de pessoas da família dela) num apartamento de 54 metros quadrados?", questionou.

A moradora explicou ainda que o bairro sofreu nos últimos anos uma valorização, já que fica próximo ao Shopping Iguatemi Esplanada e existe a intenção da Prefeitura de Votorantim em ligar a rua Francisca Lucas Bonilha com a avenida Gisele Constantino. A rua recebeu asfalto recentemente, iniciado no governo de Pivetta e terminado na gestão do prefeito Erinaldo Alves da Silva (PSDB). A viela Maranhão recebeu pavimentação e houve fiscalização da prefeitura para a colocação dos postes no local. "A gente é pobre, mas a gente tem direito. Só que antes ninguém ligava para isso aqui, quando era cheio de buraco e lodo e todo mundo atolava o pé no barro. Os outros prefeitos deram uma urbanizada no local e ele (prefeito Erinaldo Alves da Silva) quer tirar todo mundo daqui."

Prefeitura de Votorantim

Por meio de nota, a prefeitura de Votorantim disse que os moradores estão cadastrados no Programa Municipal de Desfavelamento realizado em 2009. O município disse ainda que as famílias receberam a visita de funcionários da Secretaria de Cidadania e Geração de Renda com o objetivo de atualização de seus dados em função do andamento do programa de desfavelamento em curso. A prefeitura acrescentou que não há nenhum outro projeto de obras para aquela região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim