quarta-feira, 26 de março de 2014

Rio Sorocaba ganha mudas em margens

Jornal Cruzeiro do Sul
Thaís Gallonetti

Alunos plantaram mudas de árvores em Sorocaba e Votorantim, visando a recomposição da mata ciliar - PEDRO NEGRÃO
Cerca de 140 alunos de escolas municipais de Sorocaba e Votorantim realizaram o plantio de 400 mudas nativas nas margens do rio Sorocaba durante a manhã de ontem. A ação, que tem como objetivo recuperar aquela mata ciliar, foi dividida em duas etapas: 80 alunos sorocabanos plantaram mudas na região do Terminal de Ônibus de Votorantim e 60 estudantes votorantinenses plantaram mudas na avenida XV de Agosto, próximo ao Jardim Botânico "Irmãos Villas-Bôas", no Jardim Dois Corações, em Sorocaba. A atividade faz parte da programação especial em alusão ao Dia do Rio Sorocaba e ao Dia Mundial da Água, celebrados no último dia 22.

Devido ao processo de ocupação, boa parte da mata ciliar do rio Sorocaba foi destruída. "A recuperação deste tipo de vegetação é uma ação ambiental prioritária, impactando diretamente na qualidade de vida da população de todos os municípios que compõem a bacia do rio Sorocaba", afirma Jussara de Lima Carvalho, secretária do Meio Ambiente de Sorocaba. A mata ciliar tem importantes funções, entre elas a proteção da erosão das margens, o controle da temperatura do rio e o refúgio da fauna.

Os alunos votorantinenses do 3º ano do ensino fundamental da E.M Oscar Bento Mariano, no Jardim Tatiana, fizeram o plantio de mudas de ipês brancos e roxos, pau-formiga, pau-viola, goiabeiras, assoita-cavalo e coração-de-negro. As plantas utilizadas na ação foram cultivadas em viveiros municipais e nas penitenciárias "Dr. Danilo Pinheiro", no Mineirão, e "Dr. Antônio de Souza Netto", em Aparecidinha. De acordo com o chefe da divisão de educação ambiental de Sorocaba, Rafael Ramos Castellari, a ação é importante pois as crianças ficam empolgadas e saem do ambiente da sala de aula. " Eles conseguem verificar na prática o que aprendem na escola e é muito melhor falar sobre o rio Sorocaba ao lado dele do que dentro da sala", frisa.

Além do plantio de mudas, as crianças puderam conhecer os animais que vivem em torno do rio, por meio de uma exposição de exemplares taxidermizados. Exemplares de irerê, socó-dorminhoco, garça-branca-grande, ratão-do-banhado, tigre-d"água, jacaré-do-papo-amarelo e peixes também fizeram parte das atividades da garotada.

Os alunos sorocabanos da E.M Altamir Gonçalves, no Jardim Magnólia, que participaram do plantio em Votorantim tiveram que concorrer com outras crianças para realizar a atividade. "A escola organizou uma gincana com o tema água e como prêmio as turmas viriam para cá. Os alunos contemplados foram os que conquistaram o primeiro, segundo e terceiro lugares", explica a professora Emília Aparecida França. Para a educadora, os alunos aprendem na prática os assuntos abordados dentro da sala de aula e a ação vai além de um simples passeio. "Os alunos vão analisar as plantas e suas espécies, tirar fotos e depois isso vai ser entregue na escola. Existe um contexto didático também".

O diretor de planejamento e educação ambiental de Votorantim, Ricardo Naccarati, cita que antes do plantio das mudas as crianças recebem informações para conscientização. "Fizemos uma simulação utilizando garrafas pet para mostrar como os sedimentos são arrastados em dias de chuva e qual a importância da vegetação nas margens dos rios. Além disso, ensinamos as técnicas de plantação em vasos e no chão". Nas margens do rio Sorocaba em Votorantim foram plantadas quaresmeiras, ipês-amarelos, ingás, uvaias e sibipirunas. Todas as mudas são nativas da região e produzidas em viveiros de Votorantim.

Rio Sorocaba

Um dos mais importantes rios do Estado de São Paulo, o rio Sorocaba é o principal afluente da margem esquerda do rio Tietê, possuindo a sua nascente no município de Ibiúna, pelo encontro das águas dos rios Sorocabuçu e Sorocamirim, até sua foz em Laranjal Paulista. Além disso, é o mais importante manancial da região, servindo 1,2 milhão de pessoas, além de indústrias e a agricultura.

O rio Sorocaba possui 180 km de extensão em linha reta e 227 Km, considerando o leito em seu trajeto natural. Ao longo dos anos passou por profundas alterações e presenciou também inúmeros fatos históricos importantes para o Estado de São Paulo e para o Brasil, como os tropeiros, as visitas da família real e as viagens naturalistas. (Supervisão: Armando Rucci Filho)


Programação alusiva segue até dia 5


Em alusão ao Dia do Rio Sorocaba e ao Dia da Água, celebrados no último dia 22, a Prefeitura de Sorocaba programou diversas atividades para comemorar a data, que prosseguirão até o dia 5 de abril. A programação inclui workshop, premiação do concurso de fotografias e corrida ecológica.

Amanhã, acontecerá uma conferência das 13h às 17h com o tema: "Reflexões por nossos rios: desafios e oportunidades", na Biblioteca Municipal "Jorge Guilherme Senger". Durante o dia haverá apresentação do Plano de Manejo da APA de Itupararanga em Sorocaba e início do seu processo de revisão, e o workshop "Gestão de Recursos Hídricos na Microbacia do rio Pirajibu". A biblioteca fica na rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista.

No próximo sábado, das 20h30 às 21h30, Sorocaba participará da Hora do Planeta, uma mobilização mundial em prol ao meio ambiente, organizada pela WWF-Brasil (World Wildlife Fund). As luzes do Paço Municipal, Zoológico "Quinzinho de Barros", Parque da Biquinha, além das sedes da Secretaria do Meio Ambiente, da Urbes - Trânsito e Transportes e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), serão apagadas por uma hora para demonstrar a preocupação com o aquecimento global e problemas ambientais. Qualquer pessoa ou instituição também pode participar.

Também dentro da programação comemorativa, no dia 5 de abril acontecerá uma premiação do concurso de fotografias: "Os jardins que fazem a cidade de Sorocaba". A entrega dos prêmios será realizada no Jardim Botânico "Irmãos Villas-Bôas" a partir das 9h. Neste mesmo dia acontecerá a 11ª Corrida Ecológica do Rio Sorocaba, no Parque das Águas. A atividade começará com um plantio de mudas às 18h, seguida da corrida, com largada às 19h no próprio parque. (T.G.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim