sábado, 19 de abril de 2014

Aberta a licitação para as obras na Votorantim-Piedade

Jornal Cruzeiro do Sul
Thaís Gallonetti



 Onde há acostamento, o local virou depósito de pneus, telas de computadores e outros resíduos - Pedro Negrão



O edital de licitação para a contratação de obras e serviços de perenização (adição de pedras no solo) e regularização da pista da SP- 97/250, trecho Votorantim a Piedade, foi publicado pelo Departamento de Estradas de Rondagem (DER) - órgão vinculado à Secretaria de Logística e Transportes - no dia 8 de abril, afim de buscar empresas interessadas em desenvolver a obra, que beneficiará tanto pedestres quanto motoristas, devido aos buracos existentes na via.

O valor orçado para as obras é de R$ 1,5 milhão e a estimativa é de que, após a licitação, os serviços sejam iniciadas em julho deste ano e concluídos em novembro de 2014.

Os envelopes que contêm as propostas de preços e a documentação serão recebidos até às 15h do dia 20 de maio, na sede do DER, localizada na avenida do Estado nº 777, Ponte Pequena, em São Paulo. A abertura acontecerá na mesma data e local após o vencimento do prazo de entrega. As empresas interessadas poderão obter mais informações na sede do DER/SP ou pelo site do Departamento (www.der.sp.gov.br)

Valas e buracos


Com aproximadamente 16,9 quilômetros, o trecho é conhecido como "Estrada Velha de Votorantim a Piedade". A reportagem conferiu que durante toda a extensão da estrada é possível observar valas e buracos que dificultam a passagem de veículos e pedestres pela pista. Além disso, o matagal invade vários pontos da estrada e forma uma espécie de "túnel" de vegetação. Há ainda a falta de acostamentos em diversos pontos e nos lugares em que existe, pneus, telas de computadores e televisores, sacos pláticos e galhos de árvores queimadas disputam espaço com a pista.

Moradores de vilarejos na beira da rodovia convivem diariamente com o pó e os buracos. Alguns deles ressaltam que em dias chuvosos, a passagem pelo local, tanto de pedestres quanto de veículos, é praticamente impossível. "Em alguns lugares a gente não passa porque fica muito complicado", aponta o lavrador Jonas Alves, que possui um sítio na SP 250, área que compreende o município de Piedade.

A doméstica Maria Aparecida da Silva mora naquela região há 12 anos. Ela comenta que a convivência com a falta de pavimentação na via incomoda muito. "Respiramos pó o dia todo, é muito complicado. E as crianças que possuem problemas respiratórios como ficam nessa situação?", reclama a doméstica.

Melhorar tráfego

A perenização das rodovias SP-97 e SP-250 tem o objetivo de melhorar as condições de tráfego do trecho, evitando que a pista se torne intransitável nos períodos chuvosos. Com a adição de pedras, o solo ganha resistência permitindo o deslocamento de veículos.

Outra rodovia que também é uma opção para chegar a Votorantim é o acesso 103 da SP-79, sentido interior. Há diversos buracos e "remendos" no pavimento asfáltico. Não há sinalização com faixas brancas no chão e, em alguns pontos da via, não há acostamento para veículos.

A SP-79 possui três nomes diferentes. Ela é chamada de Raimundo Antunes Soares, entre Votorantim e Piedade. Depois, até Tapiraí, passa a ser denominada Guilherme Hovel. Na sequência, é batizada de Tenente Celestino Américo até o município de Juquiá e a ligação com a rodovia Régis Bittencourt (BR-116). (Supervisão: Cida Vida)

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