sexta-feira, 4 de abril de 2014

Campanha da Fraternidade é apresentada na Câmara

A Campanha da Fraternidade foi apresentada na última sexta-feira, com a casa lotada e a participação especial do cantor Fernando Lira, dos padres da cidade e representantes das secretarias municipais envolvidas com o tema.

Milhões de pessoas são traficadas para a exploração trabalhista, sexual e a extração de órgãos; quando se ouve falar nisso, não há como mensurar a gravidade do problema, porém essas informações prestadas de forma detalhada revelaram de forma drástica que o Brasil ocupa o 10° ranking mundial, e o quanto é importante mobilizar a sociedade para o enfrentamento dessa dimensão profunda do tema abordado para 2014: “Fraternidade e Tráfico Humano”.

Juntamente com a Igreja Católica de Votorantim, os vereadores Eric Romero e Joãozinho Queiroz promoveram o evento, no qual demonstrou a união das mais diversas entidades que estavam presentes, bem como, das comunidades católicas e a sociedade num todo em busca de soluções.

O vereador Eric Romero ressaltou sobre a importância da campanha, pois em poucos meses o Brasil estará mais vulnerável devido à realização de eventos grande porte, como é o caso da Copa do Mundo e nos próximos anos das Olimpíadas. “Cabe a nós, enquanto igreja, sociedade e legisladores conscientizar a população para evitar estes tipos de crime, e ao mesmo tempo ter a coragem para denunciar quando perceberem alguma violação dos direitos humanos em relação ao tráfico de pessoas”, detalhou Eric.


O vereador Joãozinho Queiroz citou que na região, o tráfico de pessoas está mais perto do que se imagina. “Em nossa cidade temos várias obras com pessoas contratadas de vários Estados do Brasil, sem obter seus direitos trabalhistas, sendo explorados e longe da família. A denúncia é o papel de quem está comprometido com a busca da liberdade plena, e isto é o que a Igreja está fazendo ao propor este tema na Campanha da Fraternidade”, reforçou Joãozinho.


Com muita propriedade para falar sobre o assunto proposto, a coordenadora da campanha de Votorantim, Valéria Coração apresentou dados e pesquisas de forma ilustrativa, o que facilitou a compreensão. “O Tráfico Humano é um pecado social cruel, com a participação dos fiéis das paróquias e da sociedade já começamos a dar a nossa resposta, pois o silêncio e a indiferença só fazem  aumentar esta crueldade praticada contra a vida e a dignidade”, destacou Valéria.

O cantor Fernando Lira abrilhantou o evento com canções que expressavam a felicidade proporcionada por meio da liberdade em Cristo, fortalecendo ainda mais, sobre o tema proposto pela campanha.  


Thalyta Lima
Assessora de Imprensa
Câmara Municipal de Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim