terça-feira, 29 de abril de 2014

Furtos de veículos cresceram 61,5%, aponta SSP


 Notícia publicada na edição de 29/04/14 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 004 do caderno A
 Wilson Gonçalves Júnior

O furto de veículo aumentou 61,5% em Votorantim no primeiro trimestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2012. De janeiro a março de 2014, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), foram furtados 42 veículos, enquanto que no ano passado o número chegou a 26. Em comparação ao mesmo período de 2012, o aumento é ainda maior, de 110%, mais que o dobro e foram registrados 20 episódios. O número de furto aumentou 12,2%, com salto de 211 casos neste ano e 188 no ano passado. Por outro lado, os outros crimes de maior gravidade, como roubo, homicídio, tráfico de drogas e estupro mantiveram a média de 2013, com crescimento de poucos casos ou redução na mesma ordem. O roubo de veículos teve queda de 33,3%.

O número de homicídio, por exemplo, no índice percentual cresceu 100%. Só que em relação ao número de casos, o crescimento é pequeno, segundo a Polícia Civil. Foram registrados um homicídio nos três primeiros meses do ano passado e dois (um a mais) de janeiro a março de 2014. O delegado do Setor de Investigações Gerais (SIG) de Votorantim, José Manoel Martins, disse que o número de homicídios ocorridos no município é muito baixo, em comparações as outras cidades do país. "Isso é em três meses, dois casos e é extremamente baixo para uma população de aproximadamente 115 mil habitantes, hoje ainda com a movimentação do shopping, que a cidade ainda tem uma população diária flutuante um pouco maior até."

Martins disse ainda que os casos de homicídio estão em fase de esclarecimento. A população estimada em Votorantim no ano passado era de 115.585 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em relação ao número de furtos de veículos, o delegado informou que o aumentou foi atípico e ocorreu no período de implantação do shopping Iguatemi, tendo em vista que diante da falta de estacionamento muitas pessoas deixavam os carros nas redondezas. "Aumentou muito o fluxo de veículos que veio para cá também", explicou.

O delegado acrescentou que os números de roubo e roubo de veículos apresentaram queda no município. O roubo de veículo registrou redução de 33,3%, com nove casos no primeiro trimestre do ano passado e seis neste ano. No tocante aos roubos, a queda atingiu 6%, com os 74 casos neste ano e 79 em 2013.

Ele explicou que a diminuição deste tipo de crime é fruto do trabalho do Setor de Investigações Gerais (SIG), que estava desativado por quase dez anos no município e foi retomado em julho do ano passado. Ele disse que as investigações feitas pelos policiais do SIG identificaram muitos criminosos e os casos acabaram esclarecidos, com a prisão dos autores dos roubos. "Quando você prende um ladrão, não é de um único crime e ele já praticou vários. Identificou, pediu a prisão e o cara foi para cadeia, ele deixou de praticar vários outros. É isso que causa a redução realmente, porque a situação financeira da população continua a mesma, a educação do povo continua a mesma e a formação, a mesma. A única coisa é que você tirou o ladrão da rua", observou. Martins esclareceu que nos casos de furto a situação de chegar a autoria é mais complicada e dificulta a investigação da polícia.

O tráfico de drogas registrou redução de 1 caso, com 41 no ano passado e 40 neste ano. A mesma queda, de 1 caso, foi registrada no estupro, com 10 em 2013 e nove até março deste ano.

O comando da 1ª Cia. da Polícia Militar de Votorantim, responsável pelo policiamento do município, não estava em serviço ontem e não pôde atender à reportagem do jornal Cruzeiro do Sul.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim