terça-feira, 29 de abril de 2014

Primeiro cinema sustentável do Brasil chega a Votorantim

 Diário de Sorocaba
 
Projeto pioneiro no país, o Cinesolar realiza sessão gratuita de cinema e oficina de sustentabilidade nesta terça (29)
 
Votorantim recebe um convidado especial: o Cinesolar, primeiro cinema itinerante sustentável do Brasil. O projeto realizará uma sessão de Saneamento Básico -O Filme nesta terça-feira (29), às 20 horas, na Praça Lecy de Campos. Antes da exibição, a iniciativa promoverá uma oficina de sustentabilidade para crianças e adolescentes no Aquário Cultura, também localizado no centro. Todas as atividades serão gratuitas, e somente o cinema será aberto ao público.
O Cinesolar é uma estação móvel equipada com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas -tudo isso utilizando energia limpa e renovável. O diferencial desta iniciativa é que o próprio veículo possui toda a estrutura para realizar esse tipo de ações, desde cadeiras para o público até uma cabine de DJ.

"O Cinesolar é mais que um cinema itinerante que funciona com energia renovável, é uma estação móvel de arte, sustentabilidade e cinema. Através deste projeto buscamos sensibilizar as pessoas para as questões relacionadas à sustentabilidade e à arte. Procuramos levar estes conceitos para diversos lugares, e apresentar o CINESOLAR como uma proposta prática de ação sustentável e de democratização do acesso à cultura", diz Cynthia Alario, diretora da Brazucah Produções, responsável pelo projeto.

O veículo percorrerá vinte cidades do estado de São Paulo durante os meses de abril, maio e junho, com o patrocínio das empresas Votorantim Cimentos, Votorantim Energia e do Instituto Votorantim. Além de Votorantim, ainda recebem o CINESOLAR as cidades de Vinhedo, Salto de Pirapora, Itapecerica da Serra, Araçariguama, Santa Isabel, Arujá, Barueri, Capão Bonito, Ribeirão Grande, Itapeva, Pardinho, Cajamar, Ibiúna, São José do Rio Preto e Mirassol.

A programação cultural do circuito itinerante terá oficinas de música orgânica, que reutilizam materiais para a confecção de instrumentos e a criação de músicas coletivamente, e sessões de cinema com a exibição de curtas e longas-metragens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim