terça-feira, 6 de maio de 2014

“A canção de Bernadete” será apresentada em Votorantim no final de semana


A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer (Sectur), apresenta no sábado (10) e domingo (11) o espetáculo "A canção de Bernadete" com o Circo Teatro Guaraciaba, com início às 20h, no Auditório Municipal "Francisco Beranger". Com entrada gratuita, classificação livre, os convites devem ser retirados com uma hora de antecedência.

Baseada nas aparições da Virgem Maria na cidade de Lourdes, na França, A canção de Bernadette se passa em 1858. Nos subúrbios da cidade, a adolescente Bernardette Soubirous tem uma visão. Os moradores consideram que a imagem é a Virgem Maria. O governo considera que Bernadette está louca e faz o possível para abafar o assunto. Apesar disso, com o passar do tempo, ela atrai mais seguidores, alterando profundamente suas vidas. Quem vive o papel de Bernadette agora é a jovem Gabriela Cau que, segundo Guaraciaba, está muito emocionada por ter a oportunidade de interpretar um significativo papel ao lado da velha guardo do circo - a própria Guaraciaba, Hudi Rocha, Iracema Cavalcante e Edimeia Rocha, filha de Edna Polidoro.

A direção é de Mario Pérsico e foi ideia dele trabalhar com a história. "Ele fica admirado por saber que fazíamos, há mais de 45 anos, uma gruta brotar água no palco. Hoje, com tanta tecnologia, isso é mais fácil." Apesar de ser uma das mais antigas peças do Circo Guaraciaba, o texto é o mesmo, o que prova que a linguagem usada pelos atores naquelas anos se mantém atual. "O Mario tem o cuidado de mexer muito pouco e ele nutre muito respeito por nós quatro da velha guarda. É bonito de ver. Ele pergunta: como você fazia?; será que da pra você se virar só um pouquinho?".
A canção de Bernadette marca um encontro de gerações do teatro. Os atores novos que integram a peça - alguns são ou foram alunos de Pérsico - respondem também com respeito e admiração. "Eles nos pedem conselhos. Às vezes, a Gabriela pergunta pra mim como ela deve fazer, mas o diretor é o Mario", diz Guaraciaba, com a delicadeza que lhe parece ser tão natural.

O Projeto tem o apoio do Governo do Estado através do programa Ação Cultura 2013.


--
Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim