quinta-feira, 15 de maio de 2014

Fruto de uma parceria de sucesso, vem aí o Cine Bairros Votorantim

Gazeta de Votorantim
Katelyn Caldeiras
(programa de estágio)



A Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer de Votorantim (Sectur), Associação Cultura Votorantim e a empresa Votorantim Energia, firmaram uma parceria com o intuito de levar cultura a todos os cantos de Votorantim.

A partir de 16 de maio os bairros de Votorantim receberão sessões de cinema gratuitas com o projeto “Cine Bairros Votorantim”. O projeto terá início no bairro Vila Nova em frente à Associação Amigos de Bairro, localizada na Av. Pedro Augusto Rangel, 2290, às 20h. Serão disponibilizados 200 lugares, além disso, será distribuída pipoca e ainda terá um bate-papo conduzido por um mediador, antes e depois do filme. “O mediador vai explicar um pouco do filme antes, e depois do filme faz uma grande roda de debate sobre aquilo que o filme propôs, para que as pessoas não apenas se divirtam com o filme, mas entendam”, contou Marcelo Domingues, Secretario de Cultura do município.

O filme que dará início ao projeto é “Rio”, dirigido por Carlos Saldanha em 2011, que conta a história de Blu, uma arara azul que nasceu no Rio de Janeiro mas, capturada na floresta, foi parar na fria Minnesota, nos Estados Unidos. Lá é criada por Linda, com quem tem um forte laço afetivo. Um dia, Túlio entra na vida de ambos. Ornitólogo, ele diz que Blu é o último macho da espécie e deseja que ele acasale com a única fêmea viva, que está no Rio de Janeiro. Linda e Blu partem para a cidade maravilhosa e vivem uma grande aventura. Segundo Domingues, a proposta é agradar a todos os públicos. “São filmes com mensagens de cidadania, de construção e melhoria dos seres humanos em geral. Nossa prioridade serão filmes que tenham alguma relação com o Brasil, ou que sejam brasileiros, a ideia é atingir todas as faixas etárias”, afirmou.

A consultora socioambiental e de sustentabilidade da empresa Votorantim Energia, Daniela Gerdanits, 35 anos, conta como deu início à parceria. “Como Votorantim faz parte da área de influência da Votorantim Energia, por causa da usina de Itupararanga, então demos prioridade à cidade. Entramos em contato com o Marcelo Domingues, que nos apresentou o projeto. A Associação Cultura Votorantim entrou como intermediária, pois precisávamos de uma associação totalmente regularizada e com um currículo bom, comentou.

De acordo com Werinton Kermes, presidente da Associação Cultura Votorantim, a parceria fortalece ainda mais a entidade. “Ficamos honrados de sermos escolhidos para fazer parte deste projeto, pois é um sinal que nosso trabalho sociocultural é visto com bons olhos”, afirmou Kermes.

A Votorantim Energia entra com o apoio financeiro. Neste projeto serão investidos R$ 76 mil. “O valor total do projeto não é só financiado pela Votorantim Energia, a Prefeitura também entra com uma porcentagem nesta parceria, não só financeira, mas também com logística, equipamento e locação de espaço”, afirmou Daniela. (Supervisão: Luciana Lopez)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim