sexta-feira, 16 de maio de 2014

Paralisação de funcionários prejudica atendimento no INSS

Jornal Cruzeiro do Sul

Agência ficou parcialmente fechada - FÁBIO ROGÉRIO

A greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prejudicou parcialmente nesta quinta-feira o atendimento nas agências da região de Sorocaba. A mobilização, que acorrida em todo o Brasil, faz parte do Dia Nacional de Luta e Paralisações, promovido por centrais sindicais. O diretor regional do Sindicato dos Servidores de Saúde e Previdência do Estado de São Paulo (Sinsprev), Marcelo Gomes de Santana, disse que adesão foi de 40% na agência da zona norte de Sorocaba, 80% em Tatuí e de 100% em Votorantim. Na agência centro, segundo ele, não houve adesão.

De acordo com o sindicalista, a mobilização de um dia foi um alerta que o governo federal atenda as reivindicações dos servidores que pedem a incorporação de gratificações aos salários e a paridade salarial entre os funcionários ativos e aposentados. Santana diz que atualmente cerca de 70% dos vencimentos dos servidores se refere a gratificações adquiridas no decorrer da carreira, sendo que no momento da aposentadoria eles perdem esse direito, com uma queda de pelo menos metade do salário.

Outra reivindicação é para realização de concurso público para a renovação do quadro de servidores e também melhores condições de trabalho. O diretor do Sinsprev diz que também está sendo cobrada a correção dos salários com a reposição da inflação. Ele disse o último reajuste foi de 5% em 2013, sendo que com base em acordo fechado anteriormente reposição em 2014 e 2015 também seria de 5%.

Em nota, a assessoria de imprensa do INSS em Brasília informou que mantém reuniões frequentes com as entidades de classe relacionadas aos servidores do órgão para negociar as reivindicações colocadas. Além disso, a autarquia criou um fórum de discussões, formado pelos representantes de todas as áreas do INSS e das entidades, no qual são debatidas melhorias nas carreiras dos servidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim