Jornal Cruzeiro do Sul
Professor doutor Mário Sergio Cortella é um dos destaques da programação - DIVULGAÇÃO
A sexta edição do Congresso de Educação de
Votorantim será realizada de 01 a 03 de julho, no Auditório Municipal
"Francisco Beranger". A organização é da Secretaria da Educação e as
inscrições são gratuitas. Os interessados devem confirmar presença com
apresentação de identidade até esta sexta-feira, dia 27 de junho, na
própria secretaria que fica na Avenida Santo Antônio, nº 562, das 8h às
16h.
"Desafios Educacionais: Gestão, Currículo e Docência" foi o tema
escolhido para o Congresso este ano, contando mais uma vez com
palestrantes de destaque incluindo o professor doutor Mário Sergio
Cortella e a professora doutora Mônica de Ávila Todaro. Também estão
confirmadas as presenças da professora doutora Guiomar Namo de Mello e
do professor doutor Paulo Roberto Padilha.
A primeira fase de inscrições deu prioridade aos docentes e
profissionais de suporte pedagógico da rede municipal, em uma ação
proposta pela Secretaria de Educação como parte do programa de formação
continuada e atendendo o disposto na LDB 9394/96, das Diretrizes e Bases
da Educação Nacional, Plano Municipal de Educação e o Estatuto do
Magistério Público Municipal. Nesta última etapa, que encerra na
sexta-feira, as inscrições continuam abertas aos profissionais da rede,
mas também acolhem demais interessados.
A secretária da Educação de Votorantim, Isabel Cristina Dias de Moraes
Cardoso, explica que o tema do Congresso "Gestão, Currículo e Docência"
propõe uma reflexão das quatro dimensões da gestão pedagógica. Conforme a
secretária, em todas essas dimensões será proposta uma reflexão sobre
como a gestão se dá de forma transversal. A reflexão também será feita
em cada um dos temas tendo como foco a gestão como processo formativo,
promovendo, assim, a interação entre experiências e projetos
educacionais exitosos e possibilitando maior reflexão quanto aos saberes
e às práticas educacionais.
As quatro diretrizes
A Gestão das competências profissionais tem como núcleo mais importante a
formação em serviço do professor, tomando a escola como lugar de
formação. Na Gestão do conhecimento curricular a finalidade prioritária é
apoiar o professor no desenvolvimento dos conteúdos os quais se espera
que os alunos aprendam; implica, ainda na promoção da integração entre
os diferentes conteúdos em cada ano escolar e na articulação da
continuidade do currículo ao longo das trajetórias escolares dos alunos,
e também na elaboração, seleção e disponibilidade de recursos
didáticos, projetos de ensino, sequências didáticas, planos de aula,
entre outros.
No que se refere à Gestão do tempo e do espaço na instituição escola a
direção é na importância de priorizar, manter o foco nos objetivos de
ensino previamente estabelecidos no projeto pedagógico e estar
consciente das opções que a realidade de cada escola impõem ao gestor
pedagógico, tais como número de turmas, número de alunos por turma,
duração da jornada escolar, jornada de trabalho do professor, entre
outros. A Gestão dos resultados tem como núcleo mais importante a
avaliação, destacando que se os resultados das avaliações não forem
utilizados para melhorar as aprendizagens, não vale a pena investir
tempo e recursos para produzir informações que não têm utilidade para os
interessados que são os alunos e professores.
Outras informações sobre o VI Congresso da Educação de Votorantim podem ser obtidas pelo telefone 3243-1283.
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