quinta-feira, 26 de junho de 2014

Congresso de Educação encerra inscrições nesta sexta-feira

Jornal Cruzeiro do Sul

Professor doutor Mário Sergio Cortella é um dos destaques da programação - DIVULGAÇÃO
A sexta edição do Congresso de Educação de Votorantim será realizada de 01 a 03 de julho, no Auditório Municipal "Francisco Beranger". A organização é da Secretaria da Educação e as inscrições são gratuitas. Os interessados devem confirmar presença com apresentação de identidade até esta sexta-feira, dia 27 de junho, na própria secretaria que fica na Avenida Santo Antônio, nº 562, das 8h às 16h.

"Desafios Educacionais: Gestão, Currículo e Docência" foi o tema escolhido para o Congresso este ano, contando mais uma vez com palestrantes de destaque incluindo o professor doutor Mário Sergio Cortella e a professora doutora Mônica de Ávila Todaro. Também estão confirmadas as presenças da professora doutora Guiomar Namo de Mello e do professor doutor Paulo Roberto Padilha.

A primeira fase de inscrições deu prioridade aos docentes e profissionais de suporte pedagógico da rede municipal, em uma ação proposta pela Secretaria de Educação como parte do programa de formação continuada e atendendo o disposto na LDB 9394/96, das Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Plano Municipal de Educação e o Estatuto do Magistério Público Municipal. Nesta última etapa, que encerra na sexta-feira, as inscrições continuam abertas aos profissionais da rede, mas também acolhem demais interessados.

A secretária da Educação de Votorantim, Isabel Cristina Dias de Moraes Cardoso, explica que o tema do Congresso "Gestão, Currículo e Docência" propõe uma reflexão das quatro dimensões da gestão pedagógica. Conforme a secretária, em todas essas dimensões será proposta uma reflexão sobre como a gestão se dá de forma transversal. A reflexão também será feita em cada um dos temas tendo como foco a gestão como processo formativo, promovendo, assim, a interação entre experiências e projetos educacionais exitosos e possibilitando maior reflexão quanto aos saberes e às práticas educacionais.

As quatro diretrizes

A Gestão das competências profissionais tem como núcleo mais importante a formação em serviço do professor, tomando a escola como lugar de formação. Na Gestão do conhecimento curricular a finalidade prioritária é apoiar o professor no desenvolvimento dos conteúdos os quais se espera que os alunos aprendam; implica, ainda na promoção da integração entre os diferentes conteúdos em cada ano escolar e na articulação da continuidade do currículo ao longo das trajetórias escolares dos alunos, e também na elaboração, seleção e disponibilidade de recursos didáticos, projetos de ensino, sequências didáticas, planos de aula, entre outros.

No que se refere à Gestão do tempo e do espaço na instituição escola a direção é na importância de priorizar, manter o foco nos objetivos de ensino previamente estabelecidos no projeto pedagógico e estar consciente das opções que a realidade de cada escola impõem ao gestor pedagógico, tais como número de turmas, número de alunos por turma, duração da jornada escolar, jornada de trabalho do professor, entre outros. A Gestão dos resultados tem como núcleo mais importante a avaliação, destacando que se os resultados das avaliações não forem utilizados para melhorar as aprendizagens, não vale a pena investir tempo e recursos para produzir informações que não têm utilidade para os interessados que são os alunos e professores.

Outras informações sobre o VI Congresso da Educação de Votorantim podem ser obtidas pelo telefone 3243-1283.

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