quarta-feira, 2 de julho de 2014

Aulas práticas de culinária agradam alunos do programa Via Rápida Emprego


Donuts americano, sonho e pizza foram os pratos escolhidos para a sexta aula prática do curso de culinária oferecido pelo Programa "Via Rápida Emprego" em Votorantim, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI) em parceria com a Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Cidadania e Geração de Renda (Seci).

Os alunos terão um total de nove aulas práticas e estão aprendendo a fazer diversos pratos, entre doces e salgados. A coordenadora Luciana Schleetz explica que após o período de aulas teóricas os alunos vão para a cozinha aprender na prática. "Já fizemos diversos pratos, um exemplo foi o cardápio da cozinha mineira", destaca. Para a sexta aula, a opção foi por massas, como o donuts, as conhecidas rosquinhas, sonho e pizza.

No curso de Cozinheiro Geral o conteúdo oferece noções e técnicas básicas de cozinha, principais cortes de carnes, aves e peixes, técnicas de preparação de doces e salgados, normas de higiene e manipulação dos alimentos. Além da prática, os participantes aprendem também as técnicas para administrar um negócio, a produzir o alimento de forma correta e sem prejuízo. Foi pensando em explorar a culinária comercialmente, que a dona de casa Elaine Espíndola de Lucca, 42 anos, entrou no curso. "Em primeiro lugar, amo muito a culinária e aqui estamos aprendendo muitas coisas novas, pretendo me especializar e montar meu próprio negócio", comenta.

Elaine explica que as aulas vão além de ensinar uma simples receita. "Aqui recebemos técnicas e muitos pratos diferentes e isso nos ajuda muito, pois aprendemos a fazer comida mineira por exemplo, vários tipos de salgados e doces", conclui.

Maria Luiza da Silva Frias, 48 anos, estava desempregada quando começou a fazer o curso. "Estou muito entusiasmada e a partir de agora pretendo trabalhar nesta área", conta. Ele explica que sabia apenas a fazer algumas receitas e no curso está aprendendo muita coisa diferente. As aulas são oferecidas na cozinha montada no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), e acontecem às terças, quartas e sextas-feiras, das 13h às 17h. O programa recebe também o apoio do Centro Paula Souza, que executa o curso.

Inscrições ao Via Rápida

Podem participar dos cursos pessoas de 16 anos a 60 anos. Os interessados em participar dos cursos do "Via Rápida Emprego" devem fazer o cadastro no site do programa fazendo a busca pelo nome da cidade e escolhendo o curso de preferência.

Todas as outras informações, como documentos necessários para o cadastro, estão no www.viarapida.sp.gov.br.


Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim