quarta-feira, 2 de julho de 2014

Congresso de Educação abre último dia ao público interessado


Evento começou na terça-feira, com lista de espera. A atração desta quarta-feira é a palestra show com Paulo Roberto Padilha, do Instituto Paulo Freire e a banda Transbordarte2033


A Secretaria da Educação de Votorantim informa que a programação do último dia do VI Congresso de Educação, nesta quinta-feira, dia 03, estará aberta ao público interessado. O evento começou na terça-feira com lista de espera por inscrições e a organização conseguiu abrir o acesso para as últimas atividades. O destaque do último dia, aguardado como um dos pontos fortes do congresso, é a palestra show "Currículo com arte: inclusão e participação nas políticas públicas educacionais" com o professor doutor Roberto Padilha, diretor do Instituto Paulo Freire (IPF), com a Banda Transbordarte2033. A recepção dos participantes será às 8h30. O congresso está sendo realizado no Auditório Municipal "Francisco Beranger", à Avenida Vereador Newton Vieira Soares, 291, próximo ao Terminal de Ônibus, no Centro de Votorantim. No segundo dia de atividades, nesta quarta-feira, a atração inicial teve a linguagem corporal como diferencial no espetáculo "1964", com bailarinos e bailarinas da Companhia de Dança Faces Ocultas. Ganhadora de vários prêmios internacionais e com quinze anos de existência, a equipe calou e impressionou a plateia com muita ação e expressão retratando o período da ditadura militar no Brasil. A trilha sonora garantiu ainda mais impacto à apresentação com canções de Chico Buarque de Holanda envolvendo o público com o tema, resultando em muitos aplausos no final. Ainda no período da manhã, a palestra da professora doutora Mônica de Ávilla Todaro sobre o tema "Gestão, currículo e docência: pensar certo e ser mais" foi uma aula sobre organização, preparo e envolvimento no ambiente escolar. Com experiência em gestão, a pesquisadora abordou também o olhar do educador sobre o processo de aprendizagem que está ao alcance de todos, lembrando uma de suas publicações intitulada "Vovô vai à escola". A professora falou sobre mudanças e sentenciou que "mudar é difícil, mas é possível", lembrando que "A escola é lugar de transformação humana e, por isso, deve estar aberta a mudanças". Neste contexto, abordou o papel do educador de orientar e vivenciar a ideia de que a educação se dá ao longo da vida e, por isso, precisa de gestão. Conforme Mônica Todaro, "A gestão vai além de um instrumento de organização, ela deve refletir uma ordem que permita que os processos aconteçam", entrando também na importância do currículo e da avaliação. "Queremos ensinar o aluno a reproduzir ou a construir conteúdo? Assim, a avaliação deixa de ser um procedimento de verificação e passa a ser processual, com a função de acompanhar o desenvolvimento, interpretar o estágio do desenvolvimento", frisou. Na parte da tarde, a programação começou com apresentação cultural do Programa de Educação em Tempo Integral e alunos da Escola Municipal "Walter Rocha Camargo", da Vila Nova Votorantim. Os estudantes fizeram dois números de dança e mostraram os conhecimentos adquiridos na oficina de capoeira, saindo elogiados e aplaudidos pelos congressistas. A professora doutora Guiomar Namo de Mello, diretora da Escola Brasileira de Professores (EBP) encerrou as atividades do segundo dia. Tratando sobre "Gestão, Currículo e Docência", a palestrante focou o currículo apresentando historicamente a evolução das definições tanto no campo pedagógico, quanto político e os desdobramentos de cada etapa no ambiente, na prática e no desempenho escolar. A professora acentuou que "Currículo é poder, porque depende de tomada de decisão. Currículo é a definição clara do que eu quero para o indivíduo que está na escola". Com uma postura crítica e a propriedade de quem já participou da elaboração das Diretrizes Curriculares Nacionais para a implantação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), de 1996, Guiomar Namo de Mello abordou diretrizes curriculares e cobrou a necessidade de uma definição clara para os educadores sobre cada item na composição do currículo, tratando das disciplinas, dos componentes e estudos de forma clara. Falou, ainda, sobre a conjunção entre Currículo em Ação, que é o conjunto de processos utilizados para que o aluno aprenda, e o Currículo Proposto, que é aquilo que se deseja que o aluno aprenda. A professora enfatizou algumas problemáticas geradas pela falta de atualização e pelas alterações equivocadas nas diretrizes: "O que tem ocorrido é que as matrizes de avaliação estão virando currículo, como ocorre com o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) já que, como não se sabe o que dar no Ensino Médio, adotam as plataformas de avaliação do Enem e transformam o Ensino Médio em preparatório para o vestibular", destacou ao defender a criação da Base Nacional Comum que vem sendo estudada no Brasil e também em outros países.


Secom Votorantim

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