sexta-feira, 4 de julho de 2014

Bando rouba em Tapiraí e é preso em Votorantim

Jornal Cruzeiro do Sul

Sete foram presos sendo que um dos ladrões foi baleado e outro conseguiu fugir

Alisson Rodrigo Ferreira estava no Fiat Linea e foi baleado - Aldo V. Silva

Uma quadrilha foi presa em Votorantim na madrugada de ontem, após furto mediante explosão a caixa eletrônico na cidade de Tapiraí. A prisão de sete pessoas, entre as quais a de uma mulher, aconteceu no bairro Vossoroca, em decorrência do serviço de inteligência dos 7º e 40º Batalhões da Polícia Militar, respectivamente de Sorocaba e Votorantim, que já vinham direcionando a investigação para esse tipo de crime. Durante a ação policial realizada pelas companhias das Forças Táticas das duas cidades, um dos assaltantes foi baleado, e um outro integrante conseguiu fugir sem ser identificado. O bando é vinculado à quadrilha presa pela Polícia Civil em fevereiro deste ano, apontada como responsável por furtos de caixas eletrônicos em municípios das cinco Delegacias Seccionais abrangidas pelo Departamento de Polícia Judiciária (Deinter-7), entre os anos de 2012 e 2013.

Após o alerta dado por toda rede da Polícia Militar sobre o furto a caixas eletrônicos da agência Bradesco, no centro de Tapiraí, em torno das 3h, policiais militares das Forças Táticas, além do pessoal do policiamento velado, passaram a fazer diligências a fim de localizar o bando, recebendo informações de que a quadrilha viria para Votorantim, sem no entanto saber o local exato, explicou o comandante da Força Tática de Sorocaba, capitão Renê Sérgio Calazans.

Parte dos criminosos foi abordada deixando uma chácara no bairro da Vossoroca, havendo resistência por parte dos ocupantes do Fiat Linea, roubado há três dias em Salto, e que ostentava placas falsas da cidade de Catanduva. Durante a troca de tiros, o pintor Alisson Rodrigo Ferreira, vulgo Jaquinha, de 20 anos de idade, que estava no volante, foi baleado e levado por bombeiros até o Hospital Regional. Mesmo gravemente ferido com um disparo na cabeça, um no peito, outro num dos braços e um em cada coxa, Alisson ainda conseguiu informar os PMs sobre a existência de outros três integrantes da quadrilha dentro da chácara. Outro homem, que estava com ele no carro, e que também estava armado, conseguiu fugir a pé, também trocando tiros com os policiais.



No outro carro abordado, um Fiat Uno branco, com queixa de furto desde 2012 em Sorocaba, foi preso o técnico de aparelhos eletrônicos Genildo Mendes de Oliveira, vulgo Bodão, de 31 anos, e no Monza azul foram presos o motorista Agnaldo da Silva Carvalho, 44 anos, que estava acompanhado da filha Andressa Sarate Carvalho, de 19 anos, que visando despistar uma suposta abordagem policial, estava com a filha de apenas 2 anos de idade. A mulher, segundo apurou a polícia, é companheira de Emerson Messias Severino da Silva, de 32 anos, vulgo Fio, apontado como o líder da quadrilha presa em fevereiro num trabalho conjunto das Delegacias de Investigações Gerais (DIG) de Sorocaba e Itapetininga. A jovem possui uma tuatuagem com os dizeres "Fio Amor Eterno".

Na chácara foram presos o motoboy Fernando Rodrigues Corrêa, vulgo Zóio, de 47 anos, seu filho, o mecânico Vítor Elias Corrêa, de 19 anos de idade, e Fernando Ferreira, vulgo Gordo, de 33 anos.

Ainda durante a ação policial, Agnaldo teria recebido uma ligação de um ex-policial militar que o aguardaria no Parque Campolim, mas tal pessoa, apesar de localizada, constou apenas como averiguada, uma vez que não se comprovou sua participação no furto a caixa eletrônico. Outro homem, morador em Votorantim e que foi localizado em Tapiraí ao sair de um matagal, também só constou como averiguado, pois mesmo sem explicar o que fazia naquele município, não foi obtida nenhuma prova que o envolvesse no crime.

E embora ninguém tenha sido apontado como o líder da quadrilha, o delegado Paulo César Martins Neves, que fez o flagrante, comentou que praticamente todos os presos tinham passagens policiais. Deles, seis são moradores em Votorantim e apenas um é de Sorocaba.

Foram apreendidas quatro armas dos policiais militares, sendo uma metralhadora calibre ponto 30, e três pistolas ponto 40. Também foi apreendida para perícia a arma encontrada com Alisson, que é uma pistola ponto 45, de uso restrito das Forças Armadas.

Apesar do flagrante ser registrado em Votorantim, as investigações vão prosseguir junto à Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Sorocaba. Os homens foram para o Centro de Detenção Provisória (CDP), na Aparecidinha, e Andressa permaneceu na cadeia feminina de Votorantim.

Até o fechamento da edição, a polícia não tinha confirmação se o bando chegou a subtrair algum valor. Uma banana de dinamite foi apreendida pelo Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) num dos caixas, e outro foi danificado, cujos fragmentos foram encontrados no porta-malas do carro dirigido por Alisson.

Vínculo


Na primeira quinzena de fevereiro deste ano, numa operação denominada "Explosão de Caixas Eletrônicos", a Polícia Civil prendeu em Votorantim e Sumaré quatro integrantes de uma quadrilha apontada como responsável por furtos de caixas eletrônicos em municípios das cinco Delegacias Seccionais abrangidas pelo Departamento de Polícia Judiciária (Deinter-7), entre os anos de 2012 e 2013.

Emerson Messias Severino da Silva, o Fio, e seu irmão Eferson José Severino da Silva, vulgo Canja, de 28 anos, e Josué Luiz Ferreira, vulgo Gordão, de 34 anos, foram presos em Votorantim, outro homem foi preso em Sumaré, região de Campinas.

O quarteto preso na época era apontado como participante de furtos a caixas eletrônicos em Campos de Holambra e em Sarapuí, e não eram descartadas as possibilidade do bando ter agido entre 2012 e 2013 nas cidades de Iperó, Porto Feliz, Buri, Cesário Lange, e Elias Fausto, assim como nos casos ocorridos este ano em Sorocaba.

Também naquela ocasião, o diretor do Deinter-7, delegado Júlio Gustavo Vieira Guebert, disse que a Polícia Civil precisa se preocupar com esse tipo de crime porque são as populações das cidades atingidas que acabam se prejudicando.

No caso de Tapiraí, o Bradesco é a única agência bancária existente na cidade, e teve dois dos quatro caixas eletrônicos 24h atingidos pela ação criminal. Com isso, a população de 8.125 pessoas, estimada em 2013 pelo IBGE, deve ter a prestação de serviço prejudicada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim