quarta-feira, 2 de julho de 2014

CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DE VOTORANTIM -Gestão, currículo e docência é o tema das palestras de hoje

Jornal Cruzeiro do Sul
Telma Silvério
Abertura oficial do evento teve a presença de 270 educadores 
 
A 6ª edição do evento foi aberta ontem, tendo como palestrante de honra o professor-doutor Mário Sérgio Cortella - EMIDIO MARQUES
"Gestão, currículo e docência: pensar certo e ser mais" será o tema da primeira palestra de hoje, segundo dia do Congresso de Educação de Votorantim, pela professora-doutora Mônica Ávila Todaro. A programação - realizada no Auditório Municipal Francisco Beranger - terá início às 9h, com o espetáculo musical "1964", da Companhia de Dança Faces Ocultas. Depois, às 10h, tem início a palestra. No período da tarde, após apresentação cultural, a partir das 14h30 o evento terá a palestra da professora-doutora Guiomar Namo Mello, diretora da Escola Brasileira de Professores, que também falará sobre "Gestão, currículo e docência". A 6ª edição do congresso foi aberta na manhã de ontem, tendo como palestrante de honra o professor-doutor Mário Sérgio Cortella, e à tarde, a professora-doutora Luciana Maria Caetano.

Além de destacar o alto índice de analfabetos adultos no país, que não sabem ler o próprio lema da bandeira, Cortella falou do papel da escola pública e das mudanças com as políticas de inclusão. Isso envolve preocupação com os próprios hábitos e linguagens, no sentido de não segregar, observa. Em sua palestra, Cortella discorreu sobre cinco virtudes que considera serem decisivas no trabalho de um educador: a humildade, a sinceridade, a integridade, a pluralidade e a solidariedade. Já Luciana Caetano falou sobre a importância do professor na vida de todos, desde a educação infantil, e da necessidade de recuperar sua autoestima.

"Qual o ápice na carreira de um médico? Se formar professor de medicina", diz. Ela explica que o educador é responsável por toda a base cognitiva, social e moral da criança. "Da educação infantil e ensino fundamental. Somos nós que ajudamos a formar futuros educadores, futuros professores", observa. A programação do 6º Congresso de Educação de Votorantim encerra amanhã, com palestra do professor-doutor Paulo Roberto Padilha, a partir das 11h, e participação da banda Transbordarte 2033, sob o tema "Currículo com arte: inclusão e participação nas políticas públicas educacionais".

Intercâmbio e aprimoramento

A abertura oficial do evento teve a presença de autoridades locais e da região, além de aproximadamente 270 educadores de Votorantim e de outras cidades. O prefeito Erinaldo Alves da Silva destacou a importância de se zelar pela melhoria no ensino e da oportunidade para a troca de experiências e aprimoramento dos conhecimentos.

De acordo com a secretária de Educação Isabel Cristina Dias de Moraes Cardoso, o tema deste 6º congresso não foi escolhido por acaso e não deve ser tratado como um rol de atividades que acontece na escola. "Não é algo solto. É o que leva a fazer melhor, então deve ser planejado e sonhado", ressalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim