terça-feira, 1 de julho de 2014

Mário Sérgio Cortella abre VI Congresso de Educação


Com o Auditório Municipal "Francisco Beranger" lotado e uma lista de espera por mais inscrições, a Prefeitura de Votorantim deu início nesta terça-feira (1°) ao VI Congresso de Educação. Após abertura solene, os participantes acompanharam a palestra de Mário Sérgio Cortella, professor e doutor com formação em Filosofia e na área da Educação, que abordou o tema "Currículo, Docência e Inclusão". No período da tarde, a palestra foi com a professora e doutora com formação em Pedagogia e Psicopedagogia, Luciana Maria Castanho, autora do livro "É possível educar sem palmada", que trouxe ao evento a indagação: "Educação Moral faz parte do currículo?".

A programação do congresso continua até quinta-feira com palestras, momentos de reflexão e apresentações culturais. Com organização da Secretaria da Educação, o evento convida educadores para discutir com especialistas renomados os "Desafios Educacionais: Gestão, Currículo e Docência". A abertura contou com a presença de autoridades e a fala do prefeito de Votorantim, Erinaldo Alves da Silva, que fez carreira como professor por mais de trinta anos e abordou a relação entre políticas públicas e resultados na Educação.

Conforme Erinaldo, os desafios da área e dos próprios professores são muitos e por isso a importância da temática escolhida para o evento. Acentuou, ainda, que mesmo com investimentos e gestões voltadas à Educação, não apenas na esfera municipal, "ela só se dará com qualidade e bons resultados com o preparo e o envolvimento dos docentes, por esse motivo temos essa atenção e buscamos oferecer e estimular a formação continuada e a constante construção do conhecimento visando à atuação dos nossos profissionais da Educação", frisou, antes de desejar a todos um bom trabalho nos três dias de atividades.

As boas vindas aos congressistas também foram dadas pela secretária da Educação, Isabel Cristina Dias de Moraes Cardoso, que saudou os presentes falando dos desafios da própria pasta e das ações que vem sendo feitas voltadas ao currículo sempre visando à formação dos novos cidadãos, como leitores, como seres ativos e empoderados de saberes, valores e competências. A abertura contou com a presença de Maria Ângela de Oliveira representando a Direção Regional de Ensino, do secretário da Educação de Sorocaba, José Simões de Almeida Júnior e do vereador de Votorantim, Bruno Martins, além de secretários municipais. Como parte da abertura, foi bastante aplaudida a participação de Tereza Baddini que cantou, à capela, o Hino Nacional Brasileiro.

Cortella falou de valores e inclusão

A palestra sobre "Gestão, currículo e inclusão" ministrada pelo professor Mário Sérgio Cortella, professor da pós-graduação em Educação da PUC-SP, autor de vários livros e reconhecido internacionalmente, prendeu a atenção do público. A participação teve início abordando coragem, ética e decisão como forças que movem e modificam os indivíduos e alcançou a Educação a partir da análise etimológica da palavra Congresso, que se origina do vocábulo grego "congregar" que se aplica a um grupo de pessoas reunidas em torno de um mesmo objetivo. "Falaremos das cinco virtudes decisivas para que a educação e a escola sejam congregadoras e não segregadoras e que façam isso com decência, cujo prefixo (dec) significa enfeitar, decorar. A educação e o educador devem enfeitar e não enfeiar a escola", resumiu Cortella.

As virtudes detalhadas pelo palestrante foram Humildade, Sinceridade, Integridade, Pluralidade e Solidariedade, todas elas apresentadas com exemplos e aplicadas ao contexto escolar e da atuação do educador. Conforme o professor, é preciso ter humildade para aprender, buscar e fazer, sabendo que não se está pronto, porém, sem ser subserviente. Ao tratar de sinceridade e integridade, falou sobre o compromisso do educador com a escola e com a educação, "se desprezamos a escola pública e dela tiramos parte do nosso sustento, devemos abandonar a escola pública. Integridade é não se esconder e assumir sua posição, sem permitir que apodreça a nossa dignidade". Quanto à pluralidade e solidariedade, Cortella abordou diferenças e desigualdades e destacou que a escola que queira incluir deve ter um currículo que não tem segregação pois a profissão do professor é de partilha. Para finalizar, usou uma citação do vencedor do Prêmio Nobel da Paz, Albert Schweitzer: "A tragédia não é quando um homem morre. A tragédia é o que morre dentro de um homem quando ele está vivo".

No período da tarde, alunos do programa de Educação Integral da Escola Municipal Isabel Fernandes Pedroso, do Jardim São Lucas, fizeram apresentações de coral, metais e fanfarra, e foram aplaudidos pela plateia em pé. Luciana Maria Castanho, pedagoga, psicopedagoga, mestre e doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, foi a palestrante da tarde. Com o propósito de provocar a reflexão sobre a educação moral, ela falou sobre responsabilidade, autoconhecimento e a educação de base como formadora dos profissionais de todas as áreas. Tratando a moral como um conceito pessoal, a professora traçou os papéis paralelos da família e da escola na formação dos indivíduos e como essa conjunção, de fato, favorece a formação de indivíduos autônomos.

Programação

Nesta quarta-feira, dia 02, o Congresso começa às 9h, com a Companhia de Dança Faces Ocultas, ganhadora de vários prêmios em quinze anos de existência, e o espetáculo musical "1964". A partir das 10h, "Gestão, currículo e docência: pensar certo e ser mais" será o tema da palestra da professora doutora Mônica de Ávilla Todaro. No período da tarde, a partir das 14h30, a professora doutora Guiomar Namo de Mello, diretora da Escola Brasileira de Professores abordará "Gestão Currículo e Docência".

Para o último dia foi reservada a palestra "Currículo com arte: inclusão e participação nas políticas públicas educacionais". Além do professor e doutor Paulo Roberto Padilha, a apresentação conta com a Banda Transbordarte 2033 e está marcada para as 11h de quinta-feira, dia 03.

A primeira fase de inscrições ao congresso deu prioridade aos docentes e profissionais de suporte pedagógico da rede municipal, em uma ação proposta pela Secretaria de Educação como parte do programa de formação continuada e atendendo o disposto na LDB 9394/96, das Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Plano Municipal de Educação e o Estatuto do Magistério Público Municipal. Na semana passada, a participação foi aberta ao público externo e as vagas esgotaram em menos de um dia.


01/07/2014


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Secom Votorantim

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