terça-feira, 5 de agosto de 2014

Frações na cozinha - Escola utiliza a culinária para facilitar aprendizado em matemática

Para ilustrar o tema trabalhado nas aulas de matemática e reforçar com vivências práticas o aprendizado, professoras da Escola Municipal "Maria do Rosário Arcuri de Oliveira Campos", no Jardim Serrano, em Votorantim, levaram receitas culinárias e seus ingredientes para a sala de aula. A atividade prendeu a atenção das crianças e atingiu o objetivo de mostrar que aprender pode ser mais fácil do que se imagina, além de divertido.

"Frações se aprende comendo" é o nome do projeto desenvolvido com as turmas do quarto ano. Além do conteúdo teórico e de outros recursos convencionais como a explicação na lousa e nos livros, as crianças puderam conhecer as medidas na prática, seguindo as receitas e, no final preparando os pratos escolhidos. A professora Solange Marum explicou que a aula prática foi preparada para garantir que seria aproveitado o potencial de aprendizagem."Tratamos o tema frações e medidas primeiro e a aula prática complementou esse conteúdo para que eles possam observar e acompanhar realmente cada etapa", comentou. O texto da receita também foi usado para as aulas de língua portuguesa e as crianças copiaram para levar para as mães.

Cada turma preparou um bolo, que foi assado, na cozinha da escola, com toda segurança e ajuda das merendeiras. A aula continuou com as tarefass de partir e dividir os bolos para então as crianças comerem. A professora Lurdinha Leitão, do quarto ano A, ficou satisfeita com o interesse das crianças para fazer o Bolo Pamonha de Liquidificador e mais ainda com o resultado: "Aprender com o que é concreto ajuda a compreender melhor principalmente porque eles puderam observar, perguntar e participar", explicou. Além das medidas e frações, os alunos também estudaram aproximação e estimativa.

As atividades despertaram curiosidade e estimularam as crianças a pensar. No quarto ano B, quando a receita do Bolo de Fubá da Dona Zala pedia um 1 ½ copo de açúcar, a classe parou para entender que quantidade era essa e para prestar atenção na medida certa. Com auxílio da professora, todas as dúvidas foram esclarecidas, os bolos ficaram prontos e as crianças aprovaram a iniciativa. "Não vou esquecer, foi muito legal aprender com uma coisa real", contou Ana Lauren Teixeira do Nascimento, de 9 anos. Ela disse que já tinha ajudado a preparar receitas em casa, mas não tinha parado para prestar atenção nas medidas.

Participando diretamente da atividade, Nicole Gabriele Matias, de 9 anos, destacou o preparo seguindo a receita como um conceito importante da aula. Ela ficou responsável por medir três copos de leite e aprendeu que deveria prestar atenção para não colocar mais ou menos do que havia sido pedido "Se colocasse mais ia ficar ruim e se colocasse menos também, por isso é que tem a receita e a medida", disse. Para João Victor Laurence de Souza, de 9 anos, seguir a receita também foi uma das partes importantes da aula. Ele ficou responsável por quebrar os ovos e cuidar do liquidificador e achou interessante ter que seguir cada etapa. "Alguém já testou e ensina como fazer, para dar certo a gente tem que fazer como está escrito", comentou.



***


Bolo de fubá da Dona Zala (4°Ano B)



Ingredientes



1 copo de óleo

3 ovos

1 ½ copo de açúcar

2 copos de fubá

1 copo de trigo

1 copo de leite

1 colher (de sopa) de fermento em pó

1 pitada de sal



Modo de preparo:



Bater tudo no liquidificador

Colocar em uma forma untada com margarina e polvilhada com trigo ou fubá

Assar, em forno pré-aquecido, por 45 minutos à temperatura de 180ºC

Quando sair do forno, polvilhar açúcar e canela


Tempo de Preparo: 50 min Rendimento: 15 porções



Dona Zala

O Bolo de Fubá da Dona Zala ganhou esse nome para homenagear Maria do Rosário Arcuri de Oliveira Campos, que dá nome à escola do Jardim Serrano.



Bolo Pamonha de Liquidificador (4°Ano A)

Ingredientes



3 ovos

2 latas de milho escorridas

400 ml de leite

1 ½ xícara (de chá) de açúcar

1 xícara (de chá) de farinha de trigo

1/2 colher (de sopa) de fermento em pó


Modo de preparo:



Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater muito bem

Colocar em uma forma untada e enfarinhada

Levar ao forno, pré-aquecido a 180°C, por aproximadamente 40 minutos


Tempo de Preparo: 50min Rendimento: 15 porções



Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim