quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Pintura Solidária colore as tardes no Centro do Idoso

As tardes de quarta-feira no Centro de Atendimento do Idoso de Votorantim ganharam cores, criatividade e têm proporcionado descobertas com oficinas da Associação Cultural "Pintura Solidária". A maioria dos frequentadores da casa nunca havia produzido nenhum material artístico ao longo da vida e a experiência de pintar telas tem provocado satisfação e evolução a cada semana.

Nair Delgado, de 77 anos, diz que logo na primeira aula se interessou pela atividade porque gosta de aprender coisas novas. Mais segura para a pintura, ela está feliz com o resultado e conta que mora sozinha e já pendurou dois quadros para enfeitar a casa. As oficinas de pintura são ministradas pela voluntária Lucimeire Ribeiro, que é estudante de Serviço Social e a ação foi viabilizada por meio de uma parceria entre a Secretaria da Cidadania e Geração de Renda e a Ong Pintura Solidária que capacitou a voluntária e oferece todo o material utilizado.

Nas primeiras aulas, conta Lucimeire, alguns participantes foram um pouco resistentes com a ideia de pintar, por nunca terem realizado essa atividade, por medo de errar ou de borrar o desenho, já que parte deles apresenta tremores nas mãos. Essa primeira reação foi superada com paciência e confiança. "Também ajustei alguns detalhes às necessidades deles, como reforçar o contorno a caneta e escolher desenhos com menos detalhes para facilitar a visão, agora todos já participam e têm evoluído muito bem a cada semana", contou.

Benedito Correa Santo, de 80 anos, conhecido como Benê, elogia a iniciativa e diz que nunca imaginou pintar quadros nessa altura da vida. "Só tinha pintado parede e fazia isso muito bem", brinca. Há algumas semanas, Benê fez um quadro com flores e presenteou a neta Isabela, de 5 anos, "Ela abraçou o quadro", fiquei feliz. Gracira Correa Gomes, de 76 anos, também surpreendeu a neta Ana Luíza Pires, de 32 anos, que ao ver um quadro feito pela avó gostou tanto que levou para colocar moldura e pendurar na parede.

Nesta quarta-feira, dia 06 de agosto, a oficina teve como tema os sentimentos e os quadros eram cheios de corações. A criatividade dos frequentadores do Centro do Idoso vai além da escolha das cores, também existe uma variedade de estilos, efeitos e texturas. "Nunca vai ter uma tela igual a outra, a gente vai sempre fazer diferente. Parece uma terapia", valorizou Elza Corona Cândido, de 72 anos.


Secom Votorantim


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim