Atividades seguem até sexta-feira, quando também haverá um encontro de atualização para os profissionais de saúde da rede municipal. "Amamentação: um ganho para toda vida" é o tema mundial da semana neste ano.
Cada região de Votorantim tem registrado ações, orientações e encontros relacionados à Semana Mundial do Aleitamento Materno. A organização é da Secretaria da Saúde e a realização das Unidades Básicas de Saúde (UBS) que envolveram suas equipes e prepararam uma programação diversificada voltada às necessidades do público atendido e também com a preocupação de receber gestantes e mães em ambientes acolhedores e de confiança. Nos encontros, as mulheres foram estimuladas a participar para colaborar com o esclarecimento de dúvidas e receberem o apoio que precisam para vencer qualquer dificuldade e evitar que a falta de informação prejudique o aleitamento de seus filhos.
Nesta quarta-feira, a UBS do Jardim Novo Mundo concentrou toda a equipe para recepcionar gestantes e puérperas. Além de reforçar as orientações para as gestantes, também foi possível informar e preparar as mulheres que já estão amamentando os bebês para lidar com dificuldades e prevenir problemas. "Os primeiros quinze dias são muito importantes para garantir a orientação correta, corrigir algumas condutas e até resgatar o aleitamento. Mas todos os primeiros meses são estratégicos e a unidade de saúde está aberta para que essas mães recebam o apoio que precisam", comentou o enfermeiro Raimundo Nunes de Souza, coordenador da UBS Novo Mundo.
Segundo ele, a unidade mantém o acompanhamento de aproximadamente trinta gestantes e atua de forma sistemática incentivando a amamentação. "Desde a inclusão no pré-natal, em todas as consultas e oportunidades de orientar essas mulheres, toda equipe está atenta e participa", explicou Souza. Com essa atuação, atualmente a unidade tem uma adesão ao aleitamento de aproximadamente 90% das mulheres. Foi o caso de Gisele dos Santos, de 33 anos, mãe de Luana Vitória, de um mês e oito dias, que nos primeiros dias de vida dormia muito e não mamava. "Eu ficava preocupada, mas a doutora recomendou que eu tinha que acordar a neném na hora da mamada, logo a rotina mudou e deu tudo certo", contou.
A pediatra Constança Ferreira comenta que esse é um problema muito comum especialmente quando a mãe tem o primeiro filho. "Ao não mamar por algumas horas a criança vai ficando fraquinha e não acorda para mamar, para corrigir esse ciclo a mãe deve acordar o bebê. Muitas mulheres passam por essa dificuldade e nós orientamos", esclareceu. Outra dica importante para Gisele foi quanto à posição de Luana durante as mamadas que foi corrigida há alguns dias. "Ela teve dor de ouvido e a médica me explicou que não posso dar de mamar com ela deitada, agora não faço mais isso", garantiu.
A dentista Carla Curi também participou do encontro com as mães e gestantes da UBS Novo Mundo, abordando a higiene bucal do bebê, como fazer, a importância e outros hábidos que são preventivos de problemas bucais. As consultas odontológicas para as crianças devem começar antes dos três anos de idade e também foi reforçada com as participantes a necessidade desse atendimento.
Programação
O tema universal da Semana Mundial do Aleitamento Materno é "Amamentação: um ganho para toda vida" e estimula que sejam divulgados os benefícios do leite materno que vão além da primeira infância e se estendem por toda vida, conforme destaca a secretária da Saúde, Izilda Maris Chiozzotto de Moraes.
Todas as UBSs de Votorantim desenvovem atividades permanentes de incentivo ao aleitamento e nesta semana estão promovendo uma programação especial. Nesta quinta-feira, dia 07, a UBS Vila Nova terá roda de conversa com uma médica para esclarecer mitos da amamentação, das 16h às 19h. Ao longo da semana a unidade também expõe um painel de fotos com o tema aleitamento.
O encerramento da Semana será na sexta-feira, dia 08, a Secretaria da Saúde promoverá um encontro para profissionais de saúde na sede da Associação Aposentados e Pensionistas de Votorantim (Apevo), às 8h. O tema "Intercorrências no período de aleitamento" será abordado pela enfermeira Sueli de Oliveira, do Banco de Leite do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS). A atividade vai reunir ginecologistas, pediatras, dentistas, auxiliares de consultório dentário, auxiliares de enfermagem e enfermeiros da rede municipal.


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.