sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Programa Amigos do Zippy vai atender rede municipal de ensino

 Notícia publicada na edição de 01/08/14 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 004 do caderno A

O programa Amigos do Zippy será aberto hoje, oficialmente, em Votorantim. Com conteúdo voltado à saúde emocional das crianças a Secretaria da Educação da cidade implantará o programa na rede municipal de ensino e atingirá cerca de 2,6 mil crianças entre seis e sete anos. O lançamento será na Escola Aurora Fontes, na Vila Nova, às 10h30, com a presença de autoridades, educadores, diretores e supervisores da rede municipal.

Voltado para crianças que cursam o primeiro e o segundo ano do Ensino Fundamental, o trabalho chegará a 26 escolas. As atividades envolvem também os professores de cada turma. A metodologia do programa envolve 25 aulas divididas em seis módulos que são apresentadas aos alunos durante as atividades situações do cotidiano e dando suporte para que possam superar as dificuldades emocionais. Por meio de ferramentas que ajudam a se sentir melhor, o programa trabalha temas como tristeza, raiva e ciúmes, instrumentalizando o indivíduo para lidar melhor com as emoções presentes na infância e também ao longo de toda vida.
De acordo com a Secretaria de Educação (Seed). Ao longo da formação, os professores já notam a diferença e relatam que estão modificando atitudes para poder ajudar as crianças. Esse é um diferencial do Amigos do Zippy, que também auxilia o professor com a sua própria educação emocional para então ajudar as crianças. Os pais serão envolvidos nas etapas do programa e esse é um dos momentos marcantes com depoimentos que vem de casa e mudanças de atitude.

Educação emocional

A Secretaria de Educação de Votorantim informa que a escolheu o programa por conta do conteúdo reconhecido internacionalmente. O Amigos do Zippy, no ano passado, recebeu a chancela do Ministério da Educação e Cultura (MEC). Criado no início dos anos 2000 por uma entidade com sede na Inglaterra (Befrienders International) o programa passou a ser difundido em outros países a partir de 2002 pela Partnership For Children (PFC), cuja tradução para o português é "Parceria para crianças". Atualmente, o Amigos do Zippy está em 25 países como Lituânia, Inglaterra, Índia, Noruega, Islândia, China, Estados Unidos e Argentina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim