segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Eventos celebram Dia da Árvore

Jornal Cruzeiro do Sul
Leandro Nogueira


João Carlos, o filho e a nora levaram quatro mudas de árvores - EMIDIO MARQUES



Em ao menos dois eventos, um em Sorocaba e outro em Votorantim, o Dia da Árvore foi celebrado ontem na região. Em Sorocaba ele foi promovido no Parque Natural Chico Mendes, como parte da programação do terceiro dia consecutivo do Viva Primavera, onde houve atividades gratuitas de educação ambiental e lazer. Entre outras atividades havia tirolesa, arborismo, doação de mudas de árvores, além de exposições, teatro de fantoches e oficinas ambientais, pintura facial e a apresentação musical do Quinta Trio.

Em Votorantim houve o plantio de 60 mudas de árvores nativas e frutíferas, às margens do Rio Sorocaba, com a participação do grupo de escoteiros Vuturaty e de munícipes. O objetivo é a recuperação da mata ciliar. As árvores foram plantadas no trecho que compreende a avenida Vereador Newton Vieira Soares. Priorizou-se o plantio das árvores frutíferas nativas ao longo das margens do Rio Sorocaba para que além do estabelecimento de um corredor ecológico e do controle na erosão, para que as árvores possam disseminar suas sementes rio abaixo e alimentar a fauna aquática com seus frutos.

Em Sorocaba, durante a manhã de ontem foram distribuídas cerca de 20 mudas de árvores. O estagiário da Secretaria Municipal do Meio Ambiente que estava distribuindo as mudas disse que esse foi um número muito pequeno para um dia de final de semana, apesar do evento com várias atrações. Ele acredita que devido à chuva durante o final de semana o público deixou de ir.

O inspetor de qualidade Leandro Maciel, 38 anos, a esposa dele, Eliete Ferreira e o pai dele, João Carlos dos Santos, levaram quatro mudas de árvores. O casal plantaria no quintal da residência, onde disseram já haver bastante vegetação. Eles só pegaram árvores frutíferas, como amoreira, jaboticabeira e pitangueira, por exemplo. Leandro afirmou que há dez anos não ia ao Parque Chico Mendes e na última semana ficou na expectativa do Dia da Árvore para retirar algumas mudas.

A designer gráfica Cristina Fleury, 29 anos, foi ao evento com o casal de sobrinhos com quatro anos e dois anos de idade. Os três se divertiram assistindo à apresentação do teatro de fantoches. A menina com o rosto pintado estava orgulhosa da borboleta que havia sido desenhada na bochecha. Cristina, que mora nas proximidades, no condomínio Granja Olga, afirmou que do que mais gostaram foi da exposição de animais empalhados e do teatro de fantoches. Ela conheceu o parque há três meses e disse que aprecia a feira de orgânicos promovida todos os sábados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim