terça-feira, 23 de setembro de 2014

Pais e filhos fazem avaliações para combate à obesidade

Pais e filhos participantes do Programa Saúde em Família, em Votorantim, passaram por avaliações individuais nesta segunda-feira (22). Peso, alturam circunferência abdominal e o preenchimento de dados pessoais, sobre hábitos e qualidade de vida ajudarão os técnicos do programa a direcionar as atividades em oito semanas de trabalho e possibilitarão o acompanhamento da evolução de cada família.

Desenvolvido pela Prefeitura de Votorantim, por meio das Secretarias da Saúde e do Desporto, com parceria do Sesi –SP, o programa está na quarta temporada. O Saúde em Família é direcionado ao enfrentamento da obesidade infantil, com a proposta de mudar hábitos familiares para conseguir beneficiar as crianças e, por isso, todos os trabalhos são voltados também aos pais e responsáveis.

Nos encontros semanais, os filhos farão atividades físicas com acompanhamento profissional e receberão orientações sobre alimentação e hábitos saudáveis. Os pais terão um suporte concentrado com informações e incentivo à mudança de estilo de vida para ajudar não apenas o filhos, mas toda a família a viver melhor. "A proposta é dar esse suporte durante os dois meses, quando os primeiros resultados já são percebidos, e prepará-los para dar continuidade em casa", comentou Anderson Gomes, técnico desportivo.

A costureira Susana de Arruda, de 48 anos, foi encaminhada ao programa juntamente com o filho Matheus, de 8 anos, e comentou ter encontrado a oportunidade para saber como fazer as mudanças que precisa. "Estava precisando de orientação, sozinho a gente não sabe como começar. Agora vou fazer junto com ele vai, ser bom para os dois e para minha filha também", disse.

Para as 27 crianças inscritas no novo ciclo as avaliações foram feitas em um equipamento de bioimpedância. Semelhante a uma balança, o equipamento emite sinais elétricos e, com auxílio de um programa de computador, aponta diversos indicadores físicos, de saúde, a composição corporal de cada pessoa e dados sobre o metabolismo. Esse recurso foi disponibilizado pelo Sesi-SP para dar mais subsídios e ampliar o acompanhamento do programa. Além do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), feito a partir de peso e altura, a máquina aponta quantidade de água no organismo, massa magra (muscular) e massa gorda, percentual de gordura no organismo, entre outros dados.


O programa

 

O Saúde em Família é direcionado ao enfrentamento da obesidade infantil. O encaminhamento é a partir das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e do Ambulatório da Mulher e da Criança, onde é feito acompanhamento com endocrinologista e assistente social. Ao ser indicada para o Saúde em Família, a criança e a família passam a participar de encontros semanais.

O programa dá o suporte multiprofissional para as famílias e as acompanha por um prazo e incentiva que passem a incorporar os novos hábitos. Além de atividade física com orientação, há acompanhamento e atendimento com psicóloga, nutricionista, endocrinologista. O Sesi é um importante parceiro da iniciativa oferecendo a estrutura física e a nutricionista para a equipe, os demais recursos e profissionais são da Prefeitura de Votorantim, por meio das Secretarias do Desporto e da Saúde.



Secom Votorantim


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim