Rafaela Gonçalves
Mainone votou acompanhado da filha - ERICK PINHEIRO
O primeiro turno das eleições 2014 em Votorantim ficou marcado pelo uso de carros adesivados com propaganda de candidatos políticos, o que é proibido por Lei. Até o fechamento desta edição, sete veículos haviam sido guinchados e seus proprietários, penalizados. Um deles, foi o candidato a deputado estadual Wilson Miramontes (PV). Os casos foram levados ao Juízado Especial Criminal Eleitoral e todos os envolvidos tiveram de pagar multa de R$ 400 -- dinheiro que será revertido para a compra de cestas básicas. Além disso, três urnas apresentaram problemas e precisaram ser trocadas. Os votorantinenses, porém, não enfrentaram filas e o fluxo de pessoas foi tranquilo.
Segundo Maria Aparecida Oliveira, chefe do cartório de Votorantim, as urnas que tiveram problemas não atrapalharam o andamento das votações. "Elas foram trocadas rapidamente", contou. As urnas estavam nos seguintes colégios eleitorais: EMEF Sueli da Silva Paula, na Barra Funda, E.E. Evilazio de Goes Vieira, no Jardim Bandeirantes, e EE Senador Ermelino José de Moraes.
Dois veículos dos que foram apreendidos estavam estacionados em frente à EE Pedro Augusto Rangel, na Vila Nova. Um deles era de propriedade do candidato Wilson Miramontes (PV), que, de acordo com informações de eleitores que estavam na região, causou um tumulto quando seu carro foi guinchado. As informações sobre o outro veículo não foram passadas à reportagem.
Outros dois casos foram apresentados no 2º Distrito Policial (DP) de Votorantim. O mecânico Josevan de Carvalho, 39 anos, foi levado ao DP por volta das 10h, quando policiais militares (PMs) avistaram seu veículo, um Fiat Palio, adesivado com informações dos candidatos a deputados e presidente do PT. O carro estava parado próximo à EM Dides Crispim de A. Antônio, no Jardim Daniel Antônio. Ele, que trabalhava como fiscal do Partido dos Trabalhadores, alegou à Polícia que teria parado distante do local de votação e não achou que estaria praticando boca de urna. O veículo foi recolhido ao guincho Munhoz. O outro caso envolveu um homem que estaria com um adesivo de candidatos do PSDB colado em seu carro. A reportagem, porém, não teve acesso ao boletim de ocorrência.
Dois veículos foram flagrados com adesivos afixados nos parabrisas, em frente ao portão da Escola Estadual Clotilde Belini Capitan, no Jardim Archila. A Doblô e o Monza pertenciam a Sérgio Augusto Barbosa e ao ex-vereador, Álvaro José Latance. Assim como nos demais casos, os indiciados foram encaminhados ao Juízado Especial Criminal Eleitoral, pagaram multas e foram liberados.
As informações do sétimo carro ginchado também não foram passadas.
Tirando estes problemas, a votação em Votorantim foi tranquila. Nem mesmo o maior colégio eleitoral da cidade, a EE Daniel Verano, teve aglomeração de pessoas. O analista fiscal, Fausto Mainone, 34 anos, levou a filhinha Maria Júlia, 5, para a seção. "Ela quis vir para acompanhar e isso é importante. O tempo passa rápido e daqui a pouco é a vez dela de votar", explicou.




Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.