segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Outubro Rosa - Mulheres são orientadas sobre o câncer de mama em toda cidade

Mulheres que passarem pelas unidades de saúde de Votorantim durante todo esse mês receberão informações e serão estimuladas a fazer exames. A programação do Outubro Rosa é focada na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, mas a oportunidade será aproveitada para abordar a saúde do ponto de vista do autocuidado e da qualidade de vida com as votorantinenses. Logo na entrada da cidade um outdoor foi instalado para chamar a atenção ao assunto e convidar as mulheres a se informar sobre a programação no bairro onde moram.

Faixas e material informativo também foram colocados nas unidades de saúde e carros de som têm divulgado a programação. A Secretaria da Saúde informa que cada unidade organizou suas atividades para o Outubro Rosa com o objetivo de difundir informações sobre a prevenção do câncer de mama, orientar e conscientizar as mulheres sobre a importância do autoexame.

As unidades estão oferecendo diversas atividades e atendimentos, como palestras, exames intensificados e até sem a necessidade de agendamento antecipado. Na UBS Barra Funda o corredor de acesso aos consultórios foi decorado com balões rosa, cartazes e informes sobre o autoexame das mamas e a mamografia. O coordenador, Gilberto Furlan, que é enfermeiro, explica que a cada semana o material informativo será substituído com a proposta de orientar as mulheres sobre vários temas para que estejam atentas a questões como sexualidade, prevenção de doenças, qualidade de vida e o autocuidado, buscando a unidade não apenas para levar os filhos, mas pensando na própria saúde também.

Toda equipe da UBS está utilizando o laço rosa no uniforme e mobilizada para auxiliar na campanha, abordando as mulheres e incentivando que façam o autoexame e passem por consulta médica regularmente. Na manhã desta segunda-feira (06), Solange Santos Alves, de 54 anos, esteve na UBS para pesar a neta Amanda e elogiou a iniciativa. Ela teve câncer de mama há seis anos e atualmente é voluntária da ONG Mais Vida apoiando ações que ajudem as mulheres. "Sou mais atenta ao meu corpo depois do câncer e tento passar isso para outras pessoas", contou Solange.

Segundo ela, a confirmação do diagnóstico do câncer de mama foi um grande impacto na sua vida, mas lhe proporcionou grandes mudanças. "Não agradeço a Deus por ter tido o câncer, mas agradeço pela situação. Só assim eu descobri como sou forte", comentou Solange acrescentando que a fé e o amor pela família foram fundamentais para lhe fazer enfrentar cada etapa.

Em busca de um outro tipo de atendimento na UBS Barra Funda, Ivonete Gomes, de 63 anos, foi rápida na resposta dizendo que sabia muito bem o que eram os balões rosa e a decoração do corredor. Ela é revendedora da marca Avon e todos os anos recebe informações e participa de uma campanha própria da empresa voltada ao Outubro Rosa. "Aprendo e repasso a orientação, é um compromisso que temos. Acho muito importante essa campanha", afirmou Ivonete. Já a ajudante Selma dos Santos, de 41 anos, disse que não tinha conhecimento da campanha e nunca fez o autoexame, comentando que ia se informar na próxima consulta.


Programação

Palestras, atendimentos sem necessidade de agenda antecipada, caminhadas, exposições e orientações fazem parte da programação. Na UBS Itapeva, até dia 10 haverá exames de mama e agendamento de mamografia, palestra dia 14, às 17h e caminhada com a ONG Mais Vida, no dia 24, às 8h.

Na UBS Jardim Tatiana, a programação terá quatro ações organizadas em parceria com o curso de Fisioterapia da Universidade de Sorocaba, começando no dia 08, às 14h, com palestra sobre Incontinência Urinária. No dia 20, às 8h30, haverá atividades terapêuticas para mulheres, no dia 22, às 14h, palestra sobre Climatério e no dia 29, às 14h, palestra sobre As emoções e a saúde. Na UBS Parque Bela Vista, no dia 08, haverá palestras e orientações com a ONG Mais Vida, a partir das 9h. Na UBS Green Valley, dia 09, às 14h, haverá palestra e sorteio de brindes e no dia 23, haverá atendimento livre para avaliações de mama.

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) preparou uma programação com quatro atividades, palestra sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis e Prevenção do Câncer de Mama, dia 08, às 9h, palestra sobre a Lei Maria da Penha, com a ONG Promulher, dia 15, 9h, no dia 22, haverá Dia da Beleza para quem compareceu às palestras anteriores, a partir das 9h e no dia 29, o encerramento com uma Festa da Primavera aberta a todos os usuários do Caps.

Na UBS Jardim Archila, as atividades são dia 14, com uma palestra da ONG Mais Vida, às 9h, e Dia da Beleza, no dia 20, no período da manhã. Dia 16, às 9h, a ONG Mais Vida estará na UBS Vila Amorim, no dia 24, às 13h, estará na UBS Vila Garcia e no dia 29, às 9h, na UBS Jardim Clarice. O Ambulatório da Mulher receberá a equipe da ONG Mais Vida nos dias 22, 23 e 24 pela manhã. O Serviço de Atendimento Especializado (SAE) estará no dia 23 na UBS Itapeva e no dia 24 na UBS Parque Bela Vista, das 15h às 20h, oferecendo teste de sífilis e HIV, rastreamento e orientações sobre câncer de mama.



Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim