domingo, 26 de outubro de 2014

PT e PSDB prometem eleição sem santinhos

Jornal Cruzeiro do Sul
Leandro Nogueira


No primeiro turno, o acúmulo de panfletos só não trouxe mais prejuízo porque não choveu - ERICK PINHEIRO/ ARQUIVO JCS/ 06/10/2014

A eleição que define neste domingo quem será o próximo presidente do Brasil deve ser limpa de santinhos nas imediações dos locais de votação nas cidades de Sorocaba e em Votorantim. Em Votorantim os partidos firmaram um acordo junto com o Ministério Público, enquanto em Sorocaba, apesar de não ter havido acordo com nenhuma autoridade e nem entre os partidos, tanto o PSDB quanto o PT divulgaram que deixarão de despejar os panfletos, a exemplo do que ocorreu no primeiro turno.

A presidente do diretório municipal do PSDB em Sorocaba, a deputada estadual Maria Lúcia Amary, disse que foi determinado para que ninguém jogasse o material. "É uma questão de segurança dos eleitores e ambiental, principalmente se chover", afirmou deputada. Ela considera a prática extremamente nociva e que estimula o hábito que ela também considera como péssimo, dos eleitores pegarem no chão o número do candidato para quem vai votar.

O diretório municipal do PT também recomendou a toda a sua militância que evite o despejo de material de campanha nas calçadas e ao redor das escolas neste segundo turno. "Uma eleição em dois turnos proporciona a todos os eleitores um maior contato com os candidatos e respectivas propostas de governo, tempo suficiente para conhecer, avaliar e se definir pelo programa que avalia ser melhor para o futuro do País", divulgou a direção local do PT. Em Sorocaba o partido informa pretender que "a grande festa democrática, que é a eleição, seja realizada com respeito e companheirismo".

A presidente do PSDB local afirmou que esse não foi um acordo entre os partidos. Declarou que até esperava que a Justiça Eleitoral reunisse os dois partidos que disputam o segundo turno da eleição para fazer tal proposta, mas isso deixou de ocorrer.

Em Votorantim

Em Votorantim os diretórios municipais de ambos os partidos foram chamados pelo Ministério Público e firmaram o acordo para que deixassem de lançar ao solo as propagandas até este sábado, ou seja, só fosse entregue nas mãos dos eleitores que desejassem. Já para este domingo ambos os partidos se comprometeram a nem jogar nas ruas ou entregar em mãos, conforme já é previsto na legislação eleitoral.

O acordo foi proposto pelo promotor de Justiça, Luiz Alberto Meirelles Szikora. Além de Szikora, assinaram o documento a presidente do PSDB em Votorantim, Ana Criguer Rodrigues, o pelo presidente local do PT, Marcos Antonio Alves, e como testemunhas assinaram o atual prefeito Erinaldo Alves da Silva (PSDB) e o prefeito anterior, Carlos Augusto Pivetta (PT). "Ambos são lideranças e expoentes incontestáveis dos dois partidos que estão na disputa", argumentou o representante do Ministério Público quanto às assinaturas do atual e do ex-prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim