segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Cresce o número de mortes de portadores de HIV em Sorocaba

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Este ano, 55 casos já foram registrados; em 2013, foram 34.
Em contrapartida, número de notificações caiu de 213 para 108.

O número de portadores de HIV que morreram em decorrência da Aids aumentou em Sorocaba (SP). Este ano, já foram registrados 55 casos, contra os 34 de todo o ano de 2013. Em contrapartida, o número de notificações - de novos infectados - caiu de 213 em 2013 para 108 em 2014.

Para a coordenadora do Centro de Orientação e Apoio Sorológico de Sorocaba, Ísis Câmara, o diagnóstico precoce é fundamental para prevenir novos infectados. "Uma vez que a pessoa é tratada, ela passa a ter menor chance de trasnmitir o vírus para outras pessoas", explica Ísis.

Em Votorantim (SP), até a próxima sexta-feira (5), uma equipe instalada no terminal de ônibus realiza o teste rápido do HIV, cujo resultado sai em dez minutos. No local, mais de 100 pessoas já fizeram o exame. "Quanto mais pessoas fizerem o teste, maior a chance de detectar na população pessoas contaminadas que não sabem que têm a doença", afirma a secretária de Saúde de Votorantim, Izilda Chiozzotto.

A iniciativa faz parte da campanha "Fique Sabendo", realizada em todo o estado de São Paulo. Além dos pontos estratégicos montados para chamar a atenção do público, o teste é feito em qualquer unidade de saúde de todos os municípios da região.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, 44 mil pessoas contraíram o vírus no ano passado no Brasil. Esse número representa 2% do total de novos casos no mundo.

Assista:
http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2014/12/cresce-o-numero-de-mortes-de-portadores-de-hiv-em-sorocaba.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim