A noite de 23 de dezembro foi de comemoração para alunos do curso de Metrologia do programa Via Rápida Emprego realizado em Votorantim numa parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria da Cidadania e Geração de Renda, com o Governo do Estado. Já em clima de Natal, receber o certificado foi comparado pelos participantes a um presente, simbolizando o início de um período com mais oportunidades de colocação no mercado de trabalho e valorização daqueles que desenvolvem alguma atividade.
Realizada no Teatro Municipal "Francisco Beranger", a solenidade foi prestigiada por autoridades, professores e familiares dos alunos. O prefeito Erinaldo Alves da Silva reforçou o valor daquele momento em que todos estavam reunidos para receber o certificado, mas salientou principalmente o sentido que a conquista tem para cada um. "É um grupo heterogêneo, com pessoas mais maduras e mais jovens, todas buscando o aprendizado. O conhecimento adquirido é um bem muito valioso do qual vocês devem se orgulhar, ter confiança e seguir adiante para que esse seja um marco de progresso e sucesso na vida de cada um".
O curso de Metrologia capacita para o trabalho na indústria metal-mecânica em funções que exijam correta utilização de instrumentos de medição como escalas, paquímetros e micrômetros. Conforme o professor Roberto Stevaux, todas as medições são de extrema importância na área industrial para inspeção, controle de qualidade, verificação de padrões como padrão funcional, segurança, requisitos do fabricante e do cliente, entre outros.
A formação teve cem horas e foi realizada na unidade móvel do programa Via Rápida Emprego, uma carreta com 60 metros quadrados, totalmente equipada para as aulas teóricas e práticas. "É um laboratório móvel com tudo necessário para o curso, importante oportunidade para os alunos", comentou Stevaux. Segundo o professor, para atuar na área, além do conhecimento técnico, é preciso ser organizado, detalhista, cuidadoso, ter facilidade para trabalhar com rotina e cumprimento de normas.
Alguns já atuam com metrologia em seus empregos e procuraram o curso em busca de aprimoramento e do certificado. Esse é o caso de Cleiber Domingues Sales, de 44 anos, residente no Jd. Bandeirantes. Há cinco anos ele aguardava uma oportunidade para se capacitar e há três atua como supervisor de produção em uma metalúrgica. Recentemente, em uma auditoria para certificação de qualidade, a falta de formação de Cleiber foi anotada como uma não-conformidade da empresa. Mesmo já tendo experiência na área, adquirida "no chão de fábrica", como ele diz, Cleiber afirma que o curso "mudou tudo o que sabia" e desde o segundo dia já está fazendo muitas coisas diferentes graças ao que aprendeu.
Expectativas positivas também não faltam para Juliane da Silva, de 33 anos, moradora da Vila Garcia. Atualmente ela trabalha na área administrativa, mas há tempos buscava uma capacitação. "Tenho amigos que atuam na inspeção de qualidade e conversando com eles identifiquei esse interesse", explicou. Completando a formação no final do ano, Juliane vai começar 2015 com determinação buscando oportunidade de colocação.
O professor João Benitez também falou aos alunos sobre o esforço de cada um em busca de conhecimento e agradeceu por ter convivido e aprendido com os alunos. "Devemos constantemente nos qualificar para o trabalho e para a vida tendo a confiança de que podemos sempre buscar mais", recomendou. Em nome dos formandos, o aluno Henrique Peterson fez um agradecimento às autoridades que viabilizaram o curso, aos professores e equipe de apoio e aos colegas, fazendo uma oração ao final.
Mais cursos Via Rápida
O curso de Metrologia foi proporcionado em parceria da administração municipal diretamente com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI). A secretária da Cidadania de Votorantim, Ana Criguer, acompanhou a formatura e lembrou que neste ano de 2014 a parceria com o Estado proporcionou quatro cursos para os votorantinenses e já estão sendo solicitadas novas formações. "Um dos principais focos do nosso trabalho tem sido a capacitação profissional em várias áreas e para diferentes perfis, do jovem que busca encontrar uma vocação e o primeiro emprego, até o adulto que precisa se atualizar ou se preparar para encontrar novas oportunidades", explicou.
Outras autoridades presentes à solenidade foram o vereador Antônio Pereira e o secretário de Governo, Marcos Trinca. O evento também contou com a participação da equipe da Escola Técnica Estadual (Etec – Votorantim) que, através do Centro Paula Souza, ficou responsável pela administração e realização do curso na cidade. Estiveram presentes o diretor da Etec Paulo Pimenta e a diretora acadêmica Flávia Sampaio Vieira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.