Felipe Shikama
Área de 55 mil m2 passou por revitalização. Foram retirados 50 caminhões com entulho
A área de 55.764 metros quadrados de mata nativa, e que abriga exemplares típicos da fauna local, passou por revitalização - Aldo V. Silva
Gavião-carijó, jacutinga, maritaca, sanhaço e pica-pau-de-cabeça-amarela são algumas das espécies que habitam o Parque Municipal das Aves Jhosely Lopes dos Santos, no Parque Jataí 2, em Votorantim. A área de 55.764 metros quadrados de mata nativa, e que abriga exemplares típicos da fauna local, passou por revitalização e foi inaugurada sob a condição de parque na manhã deste sábado, em cerimônia que teve presença do prefeito Erinaldo Alves da Silva (PSDB).
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Carlos Alberto Leite, o custo da revitalização foi de R$ 150 mil. Durante o processo de limpeza da área, foram retirados 50 caminhões com entulho, madeira e até colchões e sofás. "Também removemos algumas espécies de árvores exóticas para poder abrir clareiras e plantar espécies nativas, para que elas possam crescer e proteger o córrego Itapeva, que passa aqui em baixo", comentou.
Além de limpeza, o parque recebeu equipamentos de ginástica e seu entorno, de 1.800 metros lineares, ganhou pista de caminhada. "Agora ficou bom. Antes essa área era só capim e lixo. Ficou muito bonito, mas é importante que a comunidade ajude a cuidar e manter esse local limpo", comentou a comerciante Maria Helena de Souza Medeiros, que mora em frente ao parque. Segundo a Secretaria do Meio Ambiente de Votorantim, a transformação da área verde em parque municipal dá condições à prefeitura de fiscalizar e autuar pessoas flagradas descartando resíduos sólidos no local.
Denominado Jhosely Lopes dos Santos, o Parque das Aves homenageia a jovem moradora do Parque Jataí que, em 2007, então com 15 anos, foi uma das estudantes assassinadas em um morro situado no bairro Vossoroca, no caso que ficou conhecido como Chacina de Votorantim. Os pais de Jhosely participaram do descerramento da placa inaugural, ao lado do prefeito Erinaldo Alves da Silva e do vereador Eric Romero (PPS), autor do projeto de lei que deu nome ao parque.
Com oito nascentes preservadas, o local é considerado um corredor de biodiversidade, pois fica localizado entre a Área de Proteção Ambiental (APA) de Itupararanga e a Floresta Nacional de Ipanema (Flona). "Por isso queremos utilizar esse parque para a soltura de animais que, muitas vezes, são entregues voluntariamente para a gente no Parque do Matão", explicou o secretário de Meio Ambiente.
O diretor de planejamento da Secretaria Meio Ambiente, Ricardo de Paula Naccarati afirmou que, nos próximos meses, além de realizar inventário das espécies que vivem no parque, a pasta desenvolverá ações de educação ambiental junto aos moradores do bairro.
Críticas à oposição
A cerimônia de inauguração do equipamento público contou com cerca de 100 pessoas, entre moradores do bairro, escoteiros dos grupos Votoraty e Ayrton Senna, bem como secretários e servidores municipais. O discurso do prefeito Erinaldo Alves da Silva foi marcado por críticas aos seus opositores e a pessoas ligadas à administração anterior que, segundo ele, estariam pichando muros da cidade o chamando de "incompetente". "Assumimos a prefeitura em situação difícil e não é justo, agora, estarmos pagando por erros que não foram nossos. Não é justo e não é digno", desabafou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.