O prefeito de Votorantim, Erinaldo Alves da Silva, entregou na manhã deste sábado, dia 6, o Parque Municipal das Aves "Jhosely Lopes dos Santos", no Parque Jataí II. Na oportunidade foi entregue também a revitalização da Praça "Lourenço Francisco" que é integrada ao parque.
O prefeito Erinaldo Alves da Silva aproveitou seu discurso para fazer um balanço dos dois primeiros anos de governo. Ele destacou ainda as ações realizadas para a área da Saúde e Educação. De acordo com ele a implantação do parque é muito importante, tendo em vista que outros serão implantados em seu governo. "Num primeiro momento nossa responsabilidade é fazer funcionar o que já existe e posteriormente implantar novas ações" concluiu. O prefeito aproveitou ainda a oportunidade para a gradecer a família da homenageada.
O secretário de Meio Ambiente, Carlos Alberto Leite, destaca que o parque terá uma função ecológica muito importante devido ao grande número de espécies de aves que habitam o espaço, além das oito nascentes. "Toda a população dessa região terá um espaço para momentos de lazer", conclui.
Com área de 55.764 m2, o Parque Municipal das Aves possui um importante grau de conectividade ambiental municipal e regional junto a outros remanescentes florestais, inclusive perante às Unidades de Conservação (UC) Floresta Nacional (FLONA) de Ipanema e a Área de Proteção Ambiental (APA) de Itupararanga.
Desde 2013, a Prefeitura Municipal, além de envolver a comunidade e os estudantes em ações de educação ambiental na área do parque, também realizou diversas ações práticas de melhorias no local, entre elas, análise laboratorial de parâmetros físico-químicos, bacteriológicos e quantificação de metais pesados das amostras de água e sedimentos realizadas por meio dos laboratórios de química ambiental da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP campus Sorocaba e da Concessionária Águas de Votorantim; elaboração dos mapas temáticos e diagnóstico hidroambiental; elaboração do decreto de criação de Parque Municipal; implantação de trilha ecológica e aplicação de gramado.
O local teve ainda a retirada de resíduos sólidos, principalmente de entulhos; reforma das áreas institucionais (praça, microdrenagem, calçada e quadra poliesportiva); instalação de iluminação; remoção da espécie exótica Leucena (Leucaena leucocephala); plantio 500 árvores nativas com a participação conjunta da comunidade, implantação de placas informativas nos perímetros do parque sobre a proibição legal de despejo de entulho e sobre a prática de remoção de árvores exóticas fora das Áreas de Preservação Permanentes (APP); e por fim, implantações de 1.800 metros de pista de caminhada com ciclovia, playgrounds e academia ao ar livre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.