sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Trio suspeito de roubos a condomínios é preso em Sorocaba

Jomar Bellini
Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Um dos envolvidos é acusado de fazer parte de latrocínio contra empresário.
Dois homens eram foragidos da polícia, com passagens por roubo.


Grupo é suspeito de participar de roubos a condomínios em Sorocaba (Foto: Jomar Bellini/G1)
Três homens foram presos na tarde desta quinta-feira (9) suspeitos de participar de um grupo responsável por roubos a condomínios em Sorocaba (SP). Os criminosos já possuem passagens pela polícia e participaram de casos como a tentativa de latrocínio contra o empresário Munir Mahamed Jamoul, em fevereiro de 2012, informou a polícia.

Policiais da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) encontraram o grupo em um carro que havia sido roubado em Ibiúna(SP). Segundo as investigações, eles iriam realizar um roubo no bairro Jardim Santa Rosália. Ao perceberem a aproximação dos policiais, eles fugiram e teve início uma perseguição até o bando ser abordado na rua Carlos Malheiros Oereter.

No veículo foi encontrado um revólver calibre 32 com a numeração raspada e com munição. Também foi verificado o registro do roubo do veículo, que estava com as placas alteradas. De acordo com o delegado Urban Filho, o grupo era “especializado em roubos, usando principalmente a violência nos atos”.

O veículo era conduzido por um pintor de 32 anos procurado pela Justiça por roubo. Os passageiros eram um armador de 31 anos, também foragido e condenado a 11 anos de prisão por participação em um assalto a banco na cidade de Araçoiaba da Serra (SP) em 2008, e um vendedor de 32 anos.

O vendedor é acusado de participar da tentativa de latrocínio do empresário Munir Mahamed Jamoul. Na ocasião do ataque, segundo a polícia, Jamoul saía de um bar e abria a porta do carro quando os criminosos chegaram de moto e ordenaram que ele entregasse uma pasta. O empresário tentou fugir e foi atingido por tiros no braço. Os dois suspeitos de cometerem o crime foram identificados depois que deixaram os celulares caírem na via no dia da ocorrência.

O vendedor assumiu a posse da arma e do veículo roubado e foi preso em flagrante. Os demais foram detidos por serem foragidos. Os três foram encaminhados para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Aparecidinha, em Sorocaba. Quem reconhecer os suspeitos pode procurar a DIG, na avenida Dom Aguirre, para relatar outros casos de roubos.

Perseguições
Está é a terceira perseguição a criminosos nesta semana. A primeira aconteceu na quarta-feira (8) em Piedade (SP). Quatro pessoas foram presas em flagrante por roubo, formação de quadrilha e tentativa de homicídio. Houve troca de tiros entre a polícia e os criminosos.

A cena assustou moradores, que gravaram a prisão dos criminosos e enviaram o vídeo pelo aplicativo TEM Você. Pelo menos quatro viaturas da polícia participaram da perseguição, que contou com apoio da Força Tática e de agentes a paisana.

Mais tarde, em Votorantim (SP), a polícia também realizou uma perseguição. Desta vez foi devido a um veículo roubado, que tinha placas de Sorocaba (SP). De acordo com a polícia, o suspeito colidiu com vários carros e andou na contramão durante a fuga. Ele foi preso em flagrante no bairro Vossoroca.

Ocorrência

Tráfico de Drogas/Flagrante




Em 10 de outubro, às 15h08, no município de Votorantim, os Policiais Militares Cabo Pontes e Dalcisa, após o COPOM ter despachado ocorrência de averiguação de indivíduo armado, deslocaram-se para a rua Odeter Gori Bicudo, bairro Vila Nova. No local os policiais aboradaram Marco Antonio Zacarias e seu filho, o adolescente L. F. Z., de 17 anos e em diligências no local encontraram 3 pés de maconha plantados em vasos e a réplica de uma pistola 380. Diante dos fatos, dados, objetos e as partes foram conduzidas à delegacia, onde a ocorrência está em andamento.
Obs: o adolescente possuí 3 passagens no artigo 33 do Código Penal Brasileiro (tráfico).


SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
QUADRAGÉSIMO BATALHÃO DE POLICIA MILITAR DO INTERIOR
VOTORANTIM - SP

Segurança hídrica

Jornal Cruzeiro do Sul
Editorial

A perspectiva é promissora, e seria ainda melhor se tivesse havido, no orçamento municipal de 2015, uma previsão maior de recursos para a pasta do Meio Ambiente

O início da construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) do parque Vitória Régia é uma das boas notícias contidas na Lei Orçamentária Anual (LOA) de Sorocaba, que estabelece as previsões de receitas, despesas e investimentos da administração direta e indireta do município para 2015. A Prefeitura prevê um orçamento de 2,627 bilhões para o ano que vem, com crescimento de 19,5% em relação ao orçamento deste ano. Apesar disso, a distribuição dos recursos entre as pastas é desigual: Cultura e Meio Ambiente estão entre as secretarias cujos orçamentos crescerão menos e, consequentemente, terão sua capacidade de investimentos prejudicada.

A ETA do Vitória Régia captará a água diretamente do rio Sorocaba, em um ponto localizado a cerca de três quilômetros da estação. Em larga medida, ela aumentará a autonomia de Sorocaba na questão do abastecimento hídrico, uma vez que 80% da água consumida na cidade é captada na represa do Clemente, a jusante de Itupararanga, em Votorantim. As adutoras de Itupararanga percorrem cerca de 14 quilômetros até a ETA do Cerrado, fato que as torna vulneráveis a acidentes como os ocorridos em 2004 e 2006. A captação direta no rio se tornou possível com o programa de despoluição, que retirou das águas do Sorocaba a maior parte do esgoto doméstico gerado na cidade.

O custo para captação direta no rio é menor, mas, como o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) admitiu em março do ano passado, o tratamento será mais caro, devido à condição da água. O rio Sorocaba deriva de Itupararanga, onde é represado. Porém, para efeitos práticos, pode ser considerado outro manancial e dos mais seguros, já que a vazão mínima da represa é de seis metros cúbicos (seis mil litros) por segundo, com vazão média de 13 mil litros por segundo. Mesmo com a vazão mínima, o impacto da captação do Vitória Régia sobre o rio deverá ser pequeno, já que o volume máximo de captação será de 1.500 litros/segundo, sendo a metade disso numa primeira fase.

A ampliação da captação de água chega em momento oportuno, quando parte do Estado e outras regiões do Sudeste veem seus mananciais praticamente secarem. Sorocaba (com exceção da região do Éden, que é abastecida por outro reservatório) não enfrentou problemas até agora, graças ao imenso lago de Itupararanga, que funciona como regulador da disponibilidade hídrica. Segundo a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), que detém a concessão da represa, houve períodos em que o reservatório registrou a entrada de apenas um metro cúbico por segundo, mas pôde manter a vazão mínima do Sorocaba, já que represara volumes superiores a 200 metros cúbicos por segundo em outras ocasiões.

Se a nova ETA entrasse em funcionamento hoje, acrescentando ao volume captado os 750 l/s previstos para a primeira fase, representaria um aumento de quase 40% da capacidade total de captação em Clemente/Itupararanga (1.950 l/s) e ainda maior em relação à adução real, uma vez que uma das quatro adutoras que trazem a água desde aquele reservatório, com 500 mm de diâmetro, foi desativada em 2009 para reformas e o Saae trabalha para reativá-la. Com essa quarta adutora em funcionamento e a nova ETA totalmente ativada, a capacidade total de adução de Sorocaba deverá crescer 60%.

A perspectiva é promissora, e seria ainda melhor se tivesse havido, no orçamento municipal de 2015, uma previsão maior de recursos para a pasta do Meio Ambiente, responsável -- entre outras ações importantes -- pelo mapeamento e preservação das nascentes localizadas em território sorocabano. Com apenas R$ 1,3 milhão livres para investimentos em 2015, a Sema ficará engessada num momento crítico de crescimento da cidade, quando poderia contribuir, e muito, para preservar os recursos hídricos e o patrimônio ambiental do município. É uma decisão difícil de compreender, num contexto em que os impactos de uma expansão urbana e demográfica acelerada ameaçam os recursos naturais já escassos e, com eles, a qualidade de vida.

Escola de Pais forma primeira turma em Votorantim

A Secretaria da Cidadania de Votorantim realizou na noite de quinta-feira (09) a cerimônia de formatura da primeira turma que concluiu o ciclo da Escola de Pais do Brasil (EPB). O curso durou sete semanas e foi realizado nas instalações do Centro de Referência em Assistência Social (Creas), na Vila Dominguinhos. A iniciativa foi viabilizada por uma parceira da Prefeitura de Vororantim, por meio da Seci, e a Seccional Sorocaba da EPB.

Foram atendidas famílias cadastradas e assistidas pelo Creas. Dezessete pessoas concluiram o ciclo e a maior parte compareceu com os filhos para a formatura e uma confraternização de encerramento. Arlindo Benedito, de 67 anos e a esposa Nilza Sanches dos Santos Benedito, de 47 anos, participaram juntos do ciclo e disseram que desde a primeira semana começaram a usar o conhecimento adquirido em casa com os sete filhos. "Aprendi muita coisa aqui, a tratar melhor as crianças e ele respeitam mais também", comentou Arlindo.

Com a família completa prestigiando o encerramento do curso, Andréa de Fátima Pacheco, de 42 anos recebeu o diploma da mão dos filhos e também fez questão de falar da satisfação que sentiu ao participar do curso. "Gostei muito, eu tinha muita insegurança para lidar com meus filhos. Aqui me mostraram como posso ter mais segurança em mim mesma, me olharam no olho e eu entendi que eu posso", resumiu Andréa, que mora no bairro Votocel e tem filhos com 24, 17 e 7 anos.

A entrega do diploma preferencialmente é feita por um filho, essa é uma prática na Escola de Pais para valorizar a conquista que não é apenas dos pais, mas da família. Neusa Maria e Milton Moreno, dirigentes regionais e responsáveis pelo curso em Votorantim, avaliaram como muito positiva a participação das famílias. "Foram encontros muito produtivos, no início mais contidos, mas sempre com muita emoção", resumiu Neusa. Segundo ela, o conteúdo do ciclo passou por alguns ajustes para se aproximar mais da realidade do grupo e os resultados foram importantes.

"Sempre que um grupo conclui o ciclo a satisfação é grande porque as modificações são visíveis e vão continuar em casa e nas outras relações que cada um tem", comentou Milton. Estar aberto para às reflexões que ocorrem durante o curso, também é uma conquista, segundo Neusa. "É preciso não sentir culpa e entender que podemos sempre mudar e escolher um novo caminho. Não somos o resultado do que os outros fazem conosco, somos o resultado daquilo que nós decidimos fazer com cada situação que vivemos", destaca.

A secretária da Cidadania, Ana Criguer, também frequentou as aulas e agradeu a oportunidade à Escola de Pais e também a todas as famílias participantes. "Aprendi com o curso e aprendi com todos que participaram. Essa troca é muito importante e muito válida para que cada pessoa e cada família possa buscar o que precisa e assim viver e conviver melhor", acentuou.

O casal Milton e Neusa Moreno está há 32 anos atuando na Escola de Pais, desde a criação da Seccional de Sorocaba e comenta sobre o desejo de criar uma seccional ou um núcleo em Votorantim. Interessados em conhecer o trabalho podem visitar o site www.escoladepais.org.br. Pessoas de Votorantim ou de outras localidades que desejem saber mais detalhes ou participar podem entrar em contato com a Seccional de Sorocaba das EPB pelo e-mail escoladepais.sor@bol.com.br ou pelos telefones (15) 9782-0535 e 9604-8416.

Uma nova turma deve ser iniciada no início de 2015, em Votorantim, também vinculada aos atendimentos no Creas.


Secom Votorantim

Dia das Crianças







--
Secom Votorantim
(15) 3353-8554
(15) 3353-8588

TV Votorantim - Erica Domingues - Requerimento Sessão da Câmara - 06/10/2014

TV Votorantim – Erica Domingues – Deputada Maria Lúcia Amary recebeu 9.137 votos em Votorantim

TV Votorantim – Erica Domingues – Caminhão de bobinas tomba no Trevo da Morte

TV Votorantim – Erica Domingues – Homem rouba carro e bate em outros veículos durante fuga

TV Votorantim – Erica Domingues – O contato das crianças com a música clássica

Ouça a Rádio Votorantim