sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Atuação prática na comunidade é essencial na saúde, dizem estudantes

G1 Sorocaba e Jundiaí

Aulas na Uniso são realizadas em núcleos próprios de saúde.
Alunos também recebem orientações em asilos e hospitais.


Atuação acadêmica acaba ganhando um sentido social (Foto: Divulgação)

Uma atuação acadêmica que acaba ganhando um sentido social em várias partes da região de Sorocaba. Assim são os cursos da área da Saúde da Universidade de Sorocaba (Uniso), que proporcionam aulas práticas em núcleos próprios de saúde e também em outras instituições, como asilos e hospitais.

Segundo a professora mestra Bruneta Rey, que também coordena o Núcleo de Saúde da Uniso em Votorantim, desde o quarto período os alunos já fazem atividades fora da universidade, onde vivenciam na prática todo o processo teórico do tratamento assimilado em sala de aula. “Eles já estão em contato direto com o paciente. Ainda não atendem, mas já conseguem fazer uma mobilização destes pacientes, favorecendo uma melhora na qualidade de vida deles”, diz. As atividades são sempre supervisionadas por professores, segundo ela.

Para os estudantes, o contato com a saúde no mundo real é fascinante e possibilita experiências novas a cada dia.

“Estou acompanhando no núcleo um paciente com Lesão por Esforço Repetitivo (LER), uma patologia geralmente do trabalho, e essas aulas que eu tive sobre mobilização, alongamentos passivo e ativo foram importantes para o que estou fazendo lá”, conta, entusiasmada, a aluna de Fisioterapia Bruna Lima.

“Eu acho muito importante tudo isso que a gente pratica por conta do nosso futuro. O mercado de trabalho pede muita experiência profissional e eu acho que isso conta muito lá fora”, comenta a aluna Aldaline Eid, de Terapia Ocupacional.

Para ela, se não houvesse estas atividades, os alunos se assustariam quando encontrassem situações mais complicadas no dia a dia do trabalho. “Isso me tranquiliza, porque eu já estou tendo contato com paciente e com os alunos. Aqui é o momento de errar, para acertar lá na frente”.
Os atendimentos à comunidade na área da Saúde fazem parte de uma das linhas de ação da Uniso, que é a Extensão Universitária.

Saiba mais sobre os programas de Extensão na área de Saúde da Uniso. Para mais informações, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim