sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Saúde ampliará agentes que atuam contra a dengue e reunirá secretários

A Secretaria da Saúde de Votorantim publicou na edição desta sexta-feira, dia 30, a convocação de aprovados no concurso público 03/2011 para o preenchimento de seis vagas em caráter temporário, ampliando a equipe de agentes de controle de endemias que atuam no combate à dengue na cidade. A ampliação foi anunciada pela secretária da Saúde na primeira Sala de Situação de Dengue, realizada na cidade no último dia 22, contando com a presença de representantes convidados da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), devido à preocupação com o avanço rápido da doença na região.

Conforme a tendência indicava nas últimas semanas, os casos têm se multiplicado nas cidades próximas e Votorantim tem reforçado as ações preventivas e de controle dos casos suspeitos. No início da semana, os dois primeiros casos de dengue do ano foram confirmados na cidade, ambos importados, mas a situação é de risco, tendo em vista o cenário regional e o clima favorável ao mosquito. "Nesta época do ano, tradicionalmente há uma maior demanda e já estávamos programando a contratação desses agentes em caráter temporário para atender às necessidades", comentou Izilda Maris Chiozzotto de Moraes. Votorantim conta com 15 agentes e passará a ter 21 com os novos que estão sendo chamados.

Nas ruas, os agentes visitam casas e orientam moradores a eliminarem criadouros, fazem o trabalho preventivo e também o controle quanto há casos suspeitos. Nesta semana, por exemplo, houve um caso suspeito no Jardim Rodrigues e uma equipe percorreu a localidade antes mesmo do resultado do exame. Uma das moradoras que recebeu a visita foi a dona de casa Marli Miranda, que ouviu atenta as recomendações e esclareceu dúvidas com a agente Tânia Matozzo. "Nós passamos para orientar, mas as pessoas devem incorporar esses cuidados porque a dengue é uma doença séria, que só pode ser contida com a mobilização dos moradores", reforçou a funcionária da Zoonoses.

Roteiro para vistoriar a casa

Para ajudar nesse trabalho que deve ser feito regularmente pelas famílias foi elaborado pela Prefeitura de Votorantim um roteiro com "12 passos para manter a casa livre da dengue" contendo os locais mais comuns encontrados com água nos imóveis. "Uma vez por semana é preciso vistoriar a casa e verificar esses pontos dentro e fora da residência. Não é possível adiar os cuidados, o quadro na região está se agravando rapidamente e não há situação confortável para nenhum município", reforçou a secretária salientando que a responsabilidade é de cada cidadão e que a administração está fazendo um trabalho intenso mas isso não adianta se a população não colaborar.

Outra medida que vem sendo tomada em Votorantim é o envolvimento de todos os setores da administração municipal na luta contra a dengue. Depois da reunião do dia 22, com representantes das secretarias e a Sucen, na próxima segunda-feira, a secretária da Saúde já agendou uma reunião com os titulares das pastas. "Seja atuando preventivamente nos seus departamentos e prédios que mantêm ou com as medidas administrativas respectivas de cada área, é preciso que todos estejam participando desse esforço para tentar evitar que a situação se agrave em Votorantim", reforçou a secretária.

Na reunião da semana passada, a diretora técnica da Sucen, Sueli Yasumaru Diaz, elogiou a iniciativa de Votorantim estar envolvendo todos os setores da Prefeitura nas discussões sobre dengue e ressaltou que a Organização Mundial da Saúde preconiza que doenças endêmicas como a dengue não são apenas responsabilidade dos órgãos de saúde, mas de toda a sociedade.

Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim