segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Kits escolares serão entregues de 27 a 30/01 em 15 locais da cidade

A Prefeitura de Votorantim deu início na última semana à orientação dos pais sobre como será feita a entrega dos kits escolares neste ano. Os kits são compostos pelo material escolar e um conjunto de uniforme de verão e serão entregues a cerca de 10.600 mil alunos da rede municipal de ensino com idade entre 3 e 10 anos. Todos os itens foram comprados pela Secretaria da Educação, já foram entregues pelos fornecedores e estão sendo organizados. A distribuição aos pais e responsáveis será de 27 a 30 de janeiro em quinze pontos da cidade.

No final do ano passado os pais receberam um impresso pedindo o preenchimento do tamanho do uniforme da criança e informando que a entrega dos kits seria feita antes do início das aulas. Conforme o calendário letivo de 2015, as atividades serão iniciadas entre 05 e 09 de fevereiro, começando pelos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e em seguida nas Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEFs e EMEIEFs).

Cada criança receberá um conjunto de uniforme de verão, com camiseta e bermuda ou shorts saia e um kit de material escolar compatível com a faixa etária e o plano de ensino de cada fase escolar, das primeiras etapas da Educação Infantil até o quinto ano do Ensino Fundamental. Há quatro modelos de kits, um para o Maternal, outro para 1ª e 2ª etapas da Educação Infantil, outro do 1° ao 3° ano do Ensino Fundamental e o último para 4° e 5° anos do Ensino Fundamental. Alguns itens são comuns em todos os kits, como a canetinha hidrocor, régua de 30 centímetros e caderno de recados, outros são diferenciados em quantidade e especificidade de acordo com a faixa etária.

Até 2013 a Prefeitura de Votorantim fornecia cheques para os pais comprarem os uniformes e materiais escolares das crianças. Em dezembro de 2013 o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo emitiu uma orientação para que a prática fosse suspensa e que o município deveria entregar os itens em espécie para os pais e responsáveis, o que passou a ser feito a partir do ano passado.

No primeiro semestre de 2014 houve dificuldades devido ao curto período para a realização das licitações e também ao não cumprimento do prazo de entrega por parte de alguns fornecedores que venceram os certames. No segundo semestre do ano passado a entrega dos uniformes de inverno foi feita sem atrasos e todas as licitações para os kits escolares do primeiro semestre de 2015 já foram realizadas. "Como não fomos pegos de surpresa, fizemos todos os procedimentos de forma planejada, como é rotina na secretaria, e até o início de dezembro todos os itens já haviam sido devidamente entregues pelos fornecedores. Os pais podem estar tranquilos para retirar os kits na data estipulada", informou a secretária da Educação, Isabel Cristina Dias de Moraes Cardoso.

Como vai funcionar

Para organizar a entrega, a equipe da Secretaria da Educação selecionou quinze escolas que funcionarão como polos de distribuição dos kits escolares. Todas as 49 escolas da rede municipal já dispõe das informações para orientar os pais em suas respectivas secretarias, especificando em qual escola o kit será entregue.

Cartazes também foram confeccionados e serão colocados em todas as unidades de ensino com a relação das escolas que os pais e responsáveis devem procurar. "A entrega será regionalizada com uma escola centralizando a distribuição dos kits das unidades mais próximas", esclareceu a secretária. A partir desta terça-feira, dia 13, todas as escolas terão esses cartazes em local de fácil acesso e também haverá informes disponíveis no site da prefeitura www.votorantim.sp.gov.br e na página www.facebook.com/prefeituravotorantim e carros de som divulgando as orientações nos bairros.

Respeito ao meio ambiente

Outro item que é comum em todos os 10.600 kits é a pasta poliondas que servirá para acondicionar os materiais na entrega e também ficará como mais um item do material escolar para guardar trabalhos das crianças. A pasta é feita de material reciclado e esse é um ponto de destaque dos kits fornecidos pela Prefeitura de Votorantim, como explica a secretária da Educação.

"A preservação do meio ambiente é uma preocupação nossa, pesquisamos quais itens poderiam ser adquiridos respeitando os recursos naturais e mantendo a qualidade desejada. Com a escolha desta pasta também estamos evitando o uso de algum outro material apenas para acondicionar os kits, como caixas de papelão ou sacolas que seriam descartadas em seguida", frisou.

Apesar de poucas opções de fornecedores trabalhando com materiais recicláveis, foi possível adquirir as pastas feitas de material reciclado e os lápis feitos com madeira de reflorestamento. "Ambos possuem selos que atestam essa origem. Consideramos que, além de ser uma escolha ambientalmente responsável, será mais uma oportunidade de trabalhar com as crianças a questão da sustentabilidade e preservação do meio ambiente como já vem ocorrendo em toda a rede", acentuou Isabel.

Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim