quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Saae reafirma que não haverá rodízio

Notícia publicada na edição de 29/01/15 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 006 do caderno A
Fernando Guimarães


Spinelli admite que existe preocupação de esvaziamento de Itupararanga e que para evitar que isso ocorra, o Saae promove campanhas de conscientização - EMÍDIO MARQUES / ARQUIVO JCS (6/1/2015)


O diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Adhemar José Spinelli Júnior, voltou a afirmar ontem que, apesar da crise hídrica pela qual vem passando a capital paulista, Sorocaba não terá rodízio nem problemas de abastecimento. A água fornecida pela represa de Itupararanga, segundo ele, tem volume suficiente para evitar o desabastecimento. "Temos um grande volume de água, nosso reservatório é muito bom, de onde a água vem por gravidade sem a necessidade de bombeamento. A condição, por enquanto, não apresenta risco iminente", afirmou durante entrevista no Jornal da Cruzeiro Primeira Edição de ontem, transmitido pela Cruzeiro FM 92,3. Disse que periodicamente o Saae mantém reuniões periódicas com a operadora da represa, em Votorantim, e, desde 2014, a situação não é preocupante.

Adhemar Spinelli afirmou que existe a evidente preocupação de esvaziamento de Itupararanga, por isso, o Saae investe em campanhas de conscientização da população pelo uso consciente e racional da água. "Seja época de estiagem ou com chuva, a preservação do bem que é a água é necessária, principalmente porque as condições de chuva é um fato imprevisível. Vamos continuar monitorando e adotando as providências necessárias para evitar que Sorocaba enfrente o mesmo problema que vem acontecendo na região metropolitana de São Paulo", afirma o diretor-geral do Saae. Em São Paulo, a Sabesp admite a interrupção no fornecimento de água a cada cinco dias caso as chuvas não aumentem o nível do Sistema Cantareira. De acordo com o diretor metropolitano da companhia, Paulo Massato Yoshimoto, para reduzir 15 metros cúbicos, conceitualmente, seria necessário um rodízio de dois dias com água por cinco dias sem água.

Adutora

Com relação ao rompimento da adutora de oitocentos milímetros sobre o córrego Água Vermelha, no Jardim Pagliato, ocorrido no sábado à tarde, Spinelli garantiu que o serviço de recuperação foi concluído e que, desde ontem, o abastecimento em toda Sorocaba já estava normalizado. Segundo ele, haverá novas investidas da autarquia naquele ponto apenas para instalar outros blocos de concreto de ancoragem, pois as barras de ferro instaladas foram uma medida provisória para que o abastecimento fosse retomado. "O concreto demora certo tempo para secar e dar a pega necessária para cumprir a função de ancoragem", explica. Não descartou a contratação de empresa que fará um diagnóstico em toda a rede.

Falou da campanha sobre a compra de caixas d"água, destacando que os projetos hídricos residenciais já preveem a instalação desses reservatórios. "É importante que as pessoas instalem reservatórios nas suas casas, pois o Saae periodicamente faz manutenção ou reparos, ou ocorrem problemas de rompimento, e, então, não é possível manter água na torneira por 24 horas ininterruptas." Disse que há equipes que percorrem os catorze quilômetros de tubulação da represa até a Estação de Tratamento de Água do Cerrado, a fim de evitar problemas com o fornecimento.

Contou que o Saae e a prefeitura vêm estudando mecanismos para a instalação de um call center na autarquia que possa atender a toda a demanda. Disse que muitas pessoas telefonaram para o Saae para saber do problema, mas a demanda era grande, e o pessoal de atendimento acabou não conseguindo atender a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim